Auditoria e Revisão de Contas

Contabilidade financeira; Análise financeira; Fiscalidade; Direito das sociedades.

Esta unidade curricular segue uma lógica de ensino baseado em aulas teóricas e práticas, para além de estudos de casos e resolução de problemas.

Embora supervisionado, este ensino contará com autonomia do aluno.

Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam entender o enquadramento da auditoria nas organizações, da sua necessidade e importância para a tomada de decisão dos diversos grupos de interesse. Pretende-se ainda proporcionar conhecimento sobre o acesso e exercício da profissão, as diferentes fases da auditoria, os procedimentos a desenvolver pelos auditores e o relato de auditoria.

No final do estudo, os alunos devem conhecer o papel do auditor, a indispensabilidade da prova e a metodologia a seguir para planear o trabalho de qualquer tipo de auditoria, nomeadamente a financeira e aplicar os procedimentos de auditoria, utilizar papéis de trabalho e as técnicas de amostragem que levarão à obtenção da prova e emissão do parecer.

I – Introdução à auditoria financeira

6.2. Os papéis de trabalho

6.3. Fases do trabalho de auditoria

6.4. Os relatórios de auditoria

Almeida, B. (2022) Manual de Auditoria Financeira – Uma análise integrada baseada no risco, 4ª Edição, Escolar Editora, Lisboa.

Assembleia da República. Lei n.º 140/2015, de 7 de setembro, Diário da República Série I nº 174 – Estatuto da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (alterado pela Lei n.º 99-A/2021 de 31 de dezembro)

Assembleia da República. Lei n.º 148/2015, de 9 de setembro, Diário da República Série I nº 176 – Regime Jurídico de Supervisão de Auditoria (com as alterações introduzidas pela Lei n.º 35/2018, de 20 de julho, e pela Lei n.º 99-A/2021, de 31 de dezembro)

Baptista da Costa, C. (2019) Auditoria Financeira – Teoria e Prática, Rei dos Livros, Lisboa, 12ª Edição.

Inácio, H. (2014) Controlo Interno – Enquadramento teórico e aplicação prática, Escolar Editora, Lisboa.

Morais, G. e Martins, I. (2013) Auditoria Interna – Função e Processo; Editora Áreas, 4ª edição.

The Institute of Internal Auditors (2017), Normas Internacionais Para a Prática Profissional de Auditoria Interna (Normas), disponível em https://na.theiia.org/translations/PublicDocuments/IPPF-Standards-2017-Portuguese.pdf