Avaliação do Desempenho e Gestão de Competências

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino a utilizar serão: exposições teóricas sobre os temas propostos; exercícios práticos de aplicação das matérias leccionadas.

Resultados de Aprendizagem

1 – Conhecer e compreender o papel da avaliação de desempenho nos processos de gestão e melhoria do desempenho.
2 – Saber elaborar um plano de avaliação de desempenho
3 – Conhecer e compreender a gestão de competências como modelo de gestão de recursos humanos.
4 – Saber, elaborar um plano de desenvolvimento de competências.

Programa

1 – A avaliação de desempenho e a gestão de competências no contexto da gestão de recursos humanos – contextualização e implicações
2 – Gestão e Avaliação de Desempenho
2.1. Medição do desempenho
2.2 . Objectivos gerais e específicos da avaliação de desempenho
2.3. Métodos de avaliação de desempenho    
2.4. Formação de avaliadores e avaliados
3 – Gestão e desenvolvimento competências
3.1- Modelos de gestão de competências
3.2 – Identificação e avaliação de competências individuais e organizacionais
3.3 – Planos de acção e desenvolvimento de competências

Métodos de Avaliação

Exame final
  • - Exame escrito - 100.0%
Avaliação contínua
  • - trabalho grupo - 40.0%
  • - Teste - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cascão, F. (2014). Gestão de competências do conhecimento e do talento: O estado da arte da teoria e as melhores práticas na gestão das pessoas. Lisboa: Edições Sílabo.

Ceitil, M. (2010). Gestão e desenvolvimento de competências. Lisboa: Edições Sílabo.

Neves, J. G., Garrido, M., & Simões, E. (2008). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais. Lisboa: Edições Sílabo.

Câmara, P. B. (2017). Dicionário de competências. Lisboa: RH Editora.

Camara, P. B. (2015). Manual de Gestão e Avaliação de Desempenho (2º ed). Lisboa: Editora RH.

Câmara, P. B. (2013). Gerir Carreiras no seculo XXI. Lisboa: Bnomics.