Avaliação e Prescrição do Exercício

A formação está orientada no sentido da integração dos saberes teóricos (T) com o saber fazer prático (P), presentes em quase todas as aulas (TP). Os alunos desenvolvem diversas atividades e trabalhos que simulam situações de intervenção profissional.
A presente uc é de avaliação exclusivamente contínua/frequência que inclui os seguintes elementos:
Elemento 1 (40%) – Trabalhos teórico-práticos (TTP) (40 a 80 pontos);
Elemento 2 (40%) – Testes escritos (40 a 80 pontos);
Elemento 3 (20%) – Participação presencial nas aulas.
A classificação é obtida pelo somatório dos resultados nos 3 elementos, mas classificações negativas (inferiores a 40 pontos) contam zero (0) pontos no somatório dos 3 elementos.
O exame de recurso tem como condição de admissão a obtenção do mínimo de 40 pontos no elemento 1 (TTP), e constará de uma prova teórica (100 pontos) e uma prova prática (100 pontos). Para aprovarem os alunos terão de obter pelo menos 50 pontos em cada uma das provas.

1. Aquisição de saberes teóricos e aplicados à prática profissional relativamente a instrumentos e processos de avaliação da Condição Física individual dos praticantes na perspetiva do treino físico com objetivos relacionados com a aptidão física geral, objetivos de bem-estar e saúde física e mental.

2. Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos relativamente à análise de exercícios e equipamentos, e da sua adequação às especificidades individuais dos praticantes integrados em programas de treino individualizados, direcionados para a aptidão física, bem-estar e saúde dos praticantes.

3. Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre os processos de planeamento e orientação de treinos individualizados e de pequenos grupos de pessoas saudáveis, direcionados para objetivos de treino de melhoria da aptidão física, do bem-estar e da prevenção da degradação do estado de saúde física e mental.

1. Conceitos sobre avaliação e qualidades dos instrumentos de avaliação da condição física e bem-estar.
2. Avaliação dos praticantes: – Identificação e seleção das componentes de avaliação individualizada dos praticantes/clientes.
3. Treino de aplicação de instrumentos de avaliação, registo de dados recolhidos nas avaliações. Análise dos resultados das avaliações. Elaboração de relatórios das avaliações aos praticantes/clientes.
4. Seleção de objetivos, métodos de treino, exercícios e atividades físicas para elaboração de programas de treino ajustados às motivações e condições específicas dos praticantes/clientes.
5. Modelos de organização de programas de treino individualizados para a melhoria da Condição Física e Bem-Estar dos praticantes/clientes.
6. Orientação de treinos e interação treinador/cliente nos treinos individualizados ou com pequenos grupos em programas de treino para a Condição Física e Bem-Estar .

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalhos teórico-práticos - 40.0%
Exame
  • - Prova teórica - 50.0%
  • - Prova prática - 50.0%

1. ACSM (2013). Manual de consulta para el control y la prescripción de ejercicio. Barcelona: Paidotribo.
2. ACSM (2014). ACSM Resource manual guidelines for exercise testing and prescription (7th ed.). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
3. Barata, T. et al. (1997). Atividade física e medicina moderna. Odivelas: Europress.
4. Heyward, V. (2001). Evaluación y prescripción del Ejercicio. Barcelona: Paidotribo.
5. Gutiérrez, A. (2005). Entrenamiento personal. Barcelona: INDE.
6. Williams, M. (2002). Nutrición para la salud, la condición física y el depor-te. Barcelona: Paidotribo.