Avaliação Económica de Equipamentos e Processos

Não se aplica.

Aulas teórico-práticas nas quais os conceitos teóricos são concretizados através de exercícios e casos de estudo. Os exercícios apelam ao desenvolvimento do sentido crítico para a seleção da melhor alternativa de investimento técnico-económico para a realização de um processo em Ambiente.

Os alunos devem adquirir as seguintes competências:

1.     Conhece os princípios e conceitos básicos do cálculo financeiro.

2.     Conhece os princípios da Engenharia Económica.

3.     Aplica as ferramentas do cálculo financeiro e da engenharia económica para fazer a avaliação da viabilidade económica de projetos.

4.     Conhece os princípios e conceitos dos principais métodos de avaliação de alternativas de equipamentos e processos tecnológicos utilizados em Ambiente.

5.         Alia os indicadores de decisão económica aos de decisão técnica para selecionar a melhor alternativa tecnológica e económica entre vários projetos técnicos em Ambiente.

1. Conceitos de cálculo financeiro e de engenharia económica:

1.1 capital, juros e taxas de juros

1.2 capitalização e actualização, inflação, amortização

1.3 equivalência de capitais, equivalência entre taxas relativas a períodos diferentes

1.4 taxa mínima de atratividade

1.5 Valor Atual Líquido (VAL)

1.6 Taxa Internada de Rendibilidade (TIR)

1.7 Rácio Benefício/Custo

2. Avaliação de alternativas de equipamentos e processos:

2.1 comparação de alternativas

2.2 influência da inflação, da depreciação do equipamento e dos impostos na comparação entre alternativas

2.3 risco e incerteza na avaliação de alternativas

2.4 seleção de alternativas com base na análise de sensibilidade dos valores esperados

2.5 método do Fator de Complexidade para estimar custos dos processos

2.6 método de Chilton para estimar custos dos processos

PERRY, R.; CHILTON C., GREEN D. – Perry’s Chemical Engineer Handbook, McGraw-Hill International Editions, 2019

KENT, J. – Kent and Riegel’s Handbook of Industrial Chemistry and Biotechnology. Springer, 2007

KOROVESSI, E.; LINNINGER, A. – Batch Process. Taylor & Francis Pub., 2005

ALLEN, D.; SHONNARD, D. – Green Engineering: Environmentally Conscious Design of Chemical Processes. Pearson Education, 2001.

SIKDAR, K.; HALWAGI M. – Process Design Tools for the Environment. Taylor & Francis Pub., 2001

DIXON, J.; HUFSHMIDT M. – Economic Valuation Techniques for the Environment, John Hopkins University Press, Baltimore, 1990

DIXON, J.; CARPENTER R., FALLON L., MANAPIMOKE, S. – Economic Analysis of the Environmental Impact of Development Projects, Asian Development Bank, Manila., 1988.

HAPPEL, J.; JORDAN D. – Chemical Process Economics, M. Dekker, 2th ed, Universidade de Wisconsin-Madison, 1975, 511 pp.