Avaliação Multidimensional

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem articula aulas teórico-práticas de metodologias ativas e interativas centradas no problema, com enfâse na reflexão crítica dos temas do programa. Através de:
– Método expositivo: de modo a fundamentar conceitos teóricos elementares, novos e complexos que exigem uma abordagem formativa;
– Análise crítica e discussão ativa de textos científicos;
-Contacto e manuseamento de instrumentos teórico-práticos que promovem a compreensão dos temas propostos;
– Role-playing como técnica pedagógica interativa e colaborativa que desenvolve no estudante a capacidade de reflexão crítica e de auto-reflexão, de interação e a criatividade.
Os estudantes podem optar por avaliação contínua ou por exame. A avaliação contínua consiste na realização de uma avaliação multidimensional (50%) e respetivo plano de cuidados em contexto comunitário ou institucional (50%). A avaliação por exame consiste numa prova escrita (100%), com uma componente teórica e prática (50% cada).

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar os principais domínios de avaliação na área da Gerontologia.
2. Selecionar metodologias e instrumentos (fiáveis e validados para a população portuguesa) adequados aos domínios, contextos e momentos de avaliação.
3. Compreender a importância da interpretação dos resultados obtidos na avaliação.
4. Reconhecer que poderá ser necessária formação específica para a administração de certos instrumentos de forma correta, assim como para a interpretação dos dados obtidos.
5. Compreender a importância da avaliação documentada para a comunicação com outros profissionais.
6. Respeitar a ética na utilização dos instrumentos de avaliação.
7. Realizar a avaliação de necessidades multidimensional da pessoa idosa e cuidadores informais.
8. Compreender que os objetivos delineados no plano de intervenção respondem à avaliação efetuada.

Programa

1. Avaliação de necessidades: objetivos e métodos de recolha de dados.
2. Propriedades Psicométricas dos instrumentos de avaliação.
3. Avaliação Multidimensional: objetivos. Quando e Porquê? Protocolo de avaliação.
4. Avaliação em contexto institucional
5. Domínios de avaliação multidimensional e respetivos instrumentos de avaliação.
– Instrumentos de despiste vs instrumentos de monitorização.
– Anamnese
– Exame Físico
– Avaliação Funcional: atividades básicas e instrumentais da vida diária
– Avaliação Nutricional
– Avaliação do estado Mental: Cognição e Humor
– Rede suporte social
– Avaliação do equilíbrio
– Fatores ambientais: risco de queda
– Avaliação do cuidador informal: impactos da tarefa de cuidar
– Potencialidades, preferências e expectativas da pessoa idosa.
6. Plano de intervenção em contexto institucional: admissões de curta e longa duração.
– Estratégias e intervenção não farmacológica.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Componente Teórica - 50.0%
  • - Componente Prática - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Avaliação Multidimensional - 50.0%
  • - Plano de Cuidados - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Beers, M. H., & Berkow, R. (2000). The Merck Manual of Geriatrics. New Jersey: Merck Publishing Group.
Osterweil, D., Brummel-Smith, K., & Beck, J. C. (2000). Comprehensive Geriatric Assessment. New York: MacGraw Hill.
Gosney, M., & Tess, H. (Ed.) (2009). Managing older people in primary care: A pratical guide. New York: Oxford Universty Press.
Sequeira, C. (2010). Cuidar de idosos com dependência física e mental. Lisboa: Lidel.
Veríssimo, M. T. (2006). Avaliação multidimensional do idoso. In Firmino, H. (Ed.). Psicogeriatria. Coimbra: Psiquiatria clínica.
Ermida, J. G. (2014). Avaliação geriátrica global. In Veríssimo, M.T. (Ed.), Geriatria fundamental: Saber e praticar. Lisboa. Lidel.