Bioética e Biotecnologias

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Método expositivo com apelo à análise e reflexão crítica sobre os conteúdos acordados em interação na sala de aula.
-Avaliação contínua: Intervenções pertinentes nas análises introduzidas nas aulas como resposta aos problemas contextualizados, provenientes do quotidiano.
Pretende-se o envolvimento do aluno, o alerta para os temas atuais, sopesando e consolidando a reflexão crítica sobre as atuações decorrentes do processo da tomada de decisão.
-Avaliação sumativa: Frequência (Prova de resposta longa/ensaio sobre os temas referidos nos conteúdos programáticos (50% do total da avaliação) + Trabalho escrito (50% do total da avaliação). Em caso de não aprovação o aluno terá direito a efetuar um Exame.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos para:
• Reconhecer os principais conceitos e teorias Éticas e Morais que enquadram a tomada de decisão.
• Relacionar a sua Praxis com o enquadramento legal e consequente impacto no desempenho profissional.
• Identificar, contactar e tratar o doente, com dignidade e respeito.

O aluno deve adquirir aptidões para:
• Estabelecer uma relação empática com o doente atuando no sentido do Bem Coletivo.
• Aplicar abordagens que sejam anti-discriminatórias e tomem em consideração as necessidades físicas, psicológicas, sociais, culturais e religiosas.

O aluno deve adquirir competências para:
• Assumir a responsabilidade subjacente ao estudo e tratamento do doente.
• Obter o Consentimento informado e esclarecido para qualquer exame/tratamento.
• Exibir um bom carácter profissionalmente e integrar bons padrões profissionais na vida privada.
• Gerir refletindo eticamente recursos humanos e materiais.

Programa

– O objecto da Ética. O Dilema Ético. Conceitos básicos, estrutura e origem dos termos. Ética e Deontologia.
– A Justiça Distributiva nos sistemas de saúde; a Igualdade de Acesso aos cuidados de saúde.
– A Ética como necessidade de orientação de conduta. As Neurociências no estudo da Consciência.
– Questões éticas na investigação em saúde.
– O Consentimento Informado e Esclarecido. A invasão da privacidade. O segredo clínico.
– A importância da Tomada de Decisão. A IVG/Abortamento.
– Perspectivas éticas das novas técnicas imagiológicas e terapêuticas.
– A procriação medicamente assistida. O diagnóstico pré-natal. Engenharia genética.
– Questões Éticas no fim da vida. O envelhecimento das populações.
– Análise da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos.
– As Comissões de Ética.
– Análise sobre Eutanásia/Distanásia.
– A nanotecnologia. Os limites da aplicação terapêutica. CRISPR-Cas9. HAPILLness – Voluntary oral dosing in rodents.
– Os Direitos e Deveres dos Doentes. Discussão sobre a Vacinação Coletiva.

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Archer, Biscaia & Osswald (Coord.). “Bioética”. Lisboa, Verbo, 1999.
Beauchamps, T. & Chidress, J. “Principles of Biomedical Ethics”.7th ed. Oxford, 2012.
Coleman, CH., Bouësseau, M-C., Reis, A. “The contribution of ethics to public health”. OMS, 2008.
Osswald, W. & Patrão Neves, MC. “Bioética Simples”. Lisboa, Verbo, 2007.
Post, S. “Encyclopedia of Bioethics”. 3rd ed. Macmillan. USA, 2004.
Nunes, R. & Melo, H. “Genética e Reprodução Humana”. Porto: Gráfica de Coimbra. ISBN 972-603-231-8. 2000.
Patrão Neves, MC. & Soromenho-Marques, V. “Ética Aplicada: Ambiente”. Lisboa, Edições 70, 2017.
Murphy, T. “Case Studies in Biomedical Research Ethics”. MIT Press. Cambridge. ISBN 0-262-63286-1. 2004.
Leonhard, G. “Tecnologia versus Humanidade”. Lisboa, Gradiva, 2017.
Baird, R. & Rosenbaum, S. “Eutanásia. As questões morais (trad. Artur Lopes Cardoso)”. Bertrand Editora. ISBN 972-25-1019-3. 1997.
Patrão Neves, MC. & Araújo, F. “Ética Aplicada: Animais”. Lisboa, Edições 70, 2018.
Challenger, M. “Ser Animal Ser Humano”. Lisboa, Temas e Debates, 2021.