Brinquedos e Jogos Populares

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

A metodologia adoptada segue o princípio de integração do conhecimento teórico na componente de
intervenção prática. Assim, o enquadramento teórico será concretizado nas aulas, recorrendo à exposição oral
e a meios audiovisuais, e indicação de documentos referenciados para estudo dos conteúdos programáticos.
Os conteúdos, de componente prática dominante, serão leccionados privilegiando-se a experimentação
motora, a observação e a análise do comportamento nas tarefas, jogos e actividades propostos. Será
solicitado a realização de trabalhos práticos de observação e avaliação do comportamento, e desenvolvida
uma oficina de construção de brinquedos, que permita aos mestrandos desenvolver os princípios 

fundamentais utilizados para a construção de brinquedos populares.
Será usada a plataforma e-learning da ESEC para supervisionar o trabalho dos mestrandos.
A avaliação desta unidade curricular será realizada através de um trabalho, realizado no âmbito de um dos
conteúdos programáticos.

 

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer as taxonomias e as tipologias de brinquedos e jogos populares e a sua utilidade no e para o
desenvolvimento das capacidades motoras.
2. Desenvolver os princípios utilizados para a construção de brinquedos populares.
3. Experimentar e analisar situações práticas, que permitam a concepção e organização de actividades que
incluam os brinquedos e os jogos populares, e que visem o desenvolvimento motor da criança.
Competências:
1. Compreender o papel dos jogos e brinquedos populares no processo de desenvolvimento motor da criança;
2. Construir brinquedos populares que impliquem actividades motoras para o seu uso.
3. Seleccionar jogos e brinquedos na sua forma genuína para conceber formas adaptadas dos mesmos, tendo
em conta os critérios de adequabilidade aos sujeitos e à segurança.
4. Organizar actividades lúdico-motoras, através das práticas genuínas ou adaptadas de jogos e brinquedos
populares, com vista ao desenvolvimento de capacidades motoras na infância.

Programa

1. Brinquedos populares
1.1. Taxonomia e tipologia de brinquedos populares.
1.2. Brinquedos populares de predominância motora.
1.3. Construção de brinquedos populares que impliquem actividades motoras para o seu uso.
2. Jogos populares
2.1. Taxonomia e tipologia de jogos populares.
2.2. Jogos populares e capacidades motoras.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação
  • - A avaliação desta unidade curricular será realizada através de um trabalho, realizado no âmbito de um dos conteúdos programáticos.Realização de umtrabalho, realizado no âmbito de um dos conteúdos programáticos. - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bragada, J. (2002). “Jogos tradicionais e o desenvolvimento das capacidades motoras na escola”. Lisboa:
Centro de estudo e formação desportiva.
Cabral, A. (1998). “Jogos Populares Infantis”. Lisboa: Notícias Editorial.
Cabral, A. (1985). “Jogos Populares Portugueses”. Porto: Editorial Domingos Barreira.
Guedes, M. (1989).” Jogos Tradicionais Portugueses”. 2.ª Edição. Lisboa: Instituto Nacional de Desportos,
Divisão de Documentação e Informação.
Lavga, P. & Olaso, S. (1999). “1000 Juegos e Deportes Populares y Tradicionales”. Barcelona: Paidotribo.
Mendes R. & Dias, G. (2006). “Jogos tradicionais portugueses: estudo sobre o seu ensino em escolas do 1º
CEB em Coimbra”. Gaia: Congresso Nacional de Educação Física.