Ciclo de Seminários/Visitas de Estudo

A metodologia de ensino desta UC privilegia a autoformação dos estudantes através do contacto com profissionais e peritos no sector, num leque diverso de atividades/iniciativas: 1) visitas de estudo; 2) almoços/jantares debate; e 3) palestras/seminários. Para obterem aprovação (mínimo 10 valores), a avaliação da UC terá como obrigatória a avaliação contínua, de acordo com os seguintes parâmetros:
a) participar nas atividades/ iniciativas (20%);
b) realizar individualmente ou em grupo relatórios de análise crítica sobre as temáticas e estudos de caso apresentados/visitados, ou a resolução de problemas/desafios e sua discussão durante ou após as atividades/ iniciativas (80%).
Em caso de insucesso por avaliação contínua, o discente terá acesso a avaliação por exame final (época de recurso), a qual consiste na realização de uma única prova escrita de avaliação de conhecimentos (100%), a realizar na respetiva época de avaliação.

Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver um conjunto de competências através do contacto direto dos alunos com profissionais do setor do turismo e da hotelaria em contexto real. Pretende-se, assim, consolidar alguns dos conhecimentos explorados em sala de aula nas diferentes unidades curriculares com exemplos concretos partilhados por profissionais do setor, quer através de visitas de estudo, quer em seminários em sala, noutros espaços ou online. Deste modo, pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
Compreender a dinâmica da atividade turística e hoteleira;
Desenvolver serviços turísticos e hoteleiros sustentados na realidade do setor e nas tendências atuais;
Desenvolver o espírito crítico e a resolução de problemas concretos;
Identificar estratégias de ação a desenvolver tendo em vista a criação de experiências inovadoras;
Identificar possíveis áreas de investigação aplicada ao seu projeto de investigação final.

1- Tendências no setor do turismo e hotelaria
2- Estrutura orgânica de diferentes tipos de empreendimentos turísticos e hoteleiros
3- Inovação e competitividade na gestão da atividade turística e hoteleira: resolução de problemas
4- Diferenciação de produtos e destinos turísticos
5- Gestão do negócio hoteleiro e relação com os clientes

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%

ARENDS, R. (2008). Aprender a Ensinar. Lisboa: McGraw-Hill. LOPES, J. & Silva, H. S. (2009). A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula – Um Guia Prático para o professor. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas.
MONTEIRO, M. (1995). Intercâmbios e Visitas de Estudo. Novas Metodologias em Educação. Porto: Porto Editora, pp. 171-197. REBELO, J.R.L.A B. (2014). Visitas de Estudo: uma Estratégia de aprendizagem. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa: ULHT