Ciências da Natureza

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta UC a promoção do desenvolvimento de competências (ex.: conhecimentos, capacidades, atitudes e valores) em diversas áreas do saber (ex.: física, química, biologia e geologia) de forma articulada incide na exploração de metodologias, estratégias e atividades de ensino e de aprendizagem em, pela e sobre ciências. Assim, na UC serão concebidos e utilizados diversos recursos didáticos de suporte à construção de saberes de forma integrada. A avaliação por frequência dos/as estudantes tem em consideração: 1) Pesquisa, análise e discussão de questões/documentos (15%); 2) Assiduidade, participação e reflexão crítica (15%); 3) Apresentação e discussão do/s trabalho/s realizado/s (20%) ; 4) Trabalho individual ou em grupo (50%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e/ou oral. Está prevista a Orientação Tutorial (OT) para apoio individual e em grupo dos/as estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Descrever, explicar e prever fenómenos físicos e naturais valorizando uma abordagem integradora de diversas áreas do saber;
Desenvolver competências (ex. conhecimentos, capacidades, atitudes e valores) relevantes e úteis para a formação pessoal, social e profissional em, pela e sobre ciência;
Mobilizar práticas relativas ao processo de construção de conhecimento científico na resolução de questões/problemas sócio científicos do quotidiano, promotoras de uma cidadania ativa e responsável;
Refletir sobre as inter-relações Ciência/Tecnologia/Sociedade e Ambiente (CTSA), bem como, as suas dimensões éticas;
Comunicar adequadamente as suas ideias, através da utilização de diferentes linguagens (oral, escrita, iconográfica, gráfica, científica, etc.), fundamentando-as e argumentando face às ideias dos outros;

Programa

1. UNIVERSO E TERRA – origem, expansão e “destino” do Universo; Terra no Universo: origem, constituição e evolução. 2. AMBIENTE E VIDA NA TERRA – da origem da vida às atuais formas de vida; preservação da vida, agressões ambientais e seu impacte na qualidade de vida; 3. SER HUMANO: ASPETOS BIOLÓGICOS e SOCIAIS – origem e evolução do Ser Humano; sistema humano: mecanismos de funcionamento; 4 – MATÉRIA EM PORMENOR – átomos e moléculas; sólidos e líquidos…; 5 – NÓS E O MUNDO MATERIAL – materiais que nos rodeiam; água que utilizamos; vestuário e embalagens que usamos…; 6 – SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS – O QUE SÃO E O QUE SE FAZ COM ELAS – algumas misturas usadas no dia-a-dia; as substâncias transformam-se…; 7 – TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E O MUNDO À NOSSA VOLTA – ácidos e bases em materiais de uso comum; chuvas ácidas e ambiente; calcário e grutas calcárias; carbono e compostos orgânicos…;8 – FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA E GEOLOGIA NO QUOTIDIANO.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%
  • - Pesquisa, análise e discussão de questões/documentos - 15.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Apresentação e discussão dos trabalhos realizados - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Al Gore, A. (2009). A Nossa Escolha: um plano para resolver a crise climática. Lisboa: Esfera do Caos.
Archer, L. (1988). A Química da Vida. Revista Colóquio e Ciências, n.º 1, 41-57.
Cunha, E. (2010). Como nos Tornámos Humanos. Coimbra: Imprensa Universidade de Coimbra.
Debelmas, J., & Mascle, G., eds. (2002). As Grandes Estruturas Ecológicas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Ed Garcia, R. (2004). Sobre a Terra. Lisboa: Público.
Fiolhais, C. (2006). A Arquitectura do Universo. En XIX Congresso ENCIGA, Póvoa de Varzim. https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/12332/3/arquitectur
Galileu Galilei. (2010). Sidereus Nuncius: o Mensageiros das Estrelas 2ª ed.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Galopim de Carvalho, A. M. (1996). Geologia: morfogénese e sedimentogénese. Lisboa: Universidade Aberta.
Harlen, W. (2018). The teaching of science in primary schools (7.ª Ed.). New York: Routledge.