Ciências Experimentais

Conhecimentos de Base Recomendados

Os/As estudantes devem possuir uma base de conhecimento e competências gerais e transversais que promovam a compreensão e construção de conhecimento e o desenvolvimento de novas competências nos domínios da unidade curricular.

Métodos de Ensino

A opção por realizar avaliação formal, através de exame final, ou através de uma avaliação contínua é submetida à escolha individual dos/as mestrandos/as. Na avaliação contínua, são considerados os seguintes elementos: Desempenho individual em sala de aula no decurso das sessões da UC, nomeadamente, através da assiduidade, pontualidade, participação e motivação dos/as estudantes; Elaboração de trabalhos individuais e/ou em grupo, incluindo Oficinas de Trabalho de atividade experimental e laboratorial (com apresentação e discussão em sala de aula), tendo em vista uma proposta de abordagem, globalizante e integrada, de conteúdos nas quais são valorizados aspetos como a explicitação das fontes, a estrutura e organização da informação, adequação aos destinatários e objectivos do trabalho, linguagem utilizada, qualidade de informação contida e sua correção científica. Sempre que possível, avaliação do registo escrito sobre conteúdos científicos.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver competências de forma a ser capaz de uma construção articulada dos saberes através de abordagens globalizantes e uso/exercício de metodologias que privilegiem aprendizagens ativas, permitindo a construção dos seus próprios saberes.Demonstrar empowerment, desenvolvimento de competências básicas de planear e promover o seu aprofundamento para o futuro exercício profissional com crianças dos 10 aos 12 anos, mobilizando conhecimentos e competências de Ciências da Natureza e atendendo aos Programas do 2.º CEB da Área das Ciências Físicas e Naturais.

Programa

Aprofundamento científico e maior especificidade de temas formativos de Ciências da Natureza do Curso de Educação Básica da ESEC:1. Matéria em pormenor; 2. Universo e Terra; 3. Ambiente e vida na Terra; 4. Ser Humano : aspetos ecológicos (Bio-Psico-Socio-Sociogénicos); 5. Qualidade e Sustentabilidade; 6. Substâncias Químicas e Transformações; 7. Ciências da Natureza no quotidiano.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Elaboração de Documentos - 45.0%
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%
  • - Apresentação / Discussão Documentos - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Albuquerque,A.M.(2012)”Releitura de Touchpoints em caminhos para a Qualidade da Educação: Resiliência na AEPEC”, In M.F. Patrício, L.Sebastião, J.M.M. Justo, J.Bonito (org.) “Da Exclusão à Excelência: caminhos organizacionais para a qualidade da educação”.Montargil: AEPEC, pp 305.

 

Brahie,A.;Tapponnier,P.;Brown,L.;Girardon,J. (2003).A mais bela história da Terra. Porto: Edições ASA.

 

Cunha,E. (2010). Como nos tornámos humanos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

 

Damásio,A.(2010);O Livro da Consciência: a construção do cérebro consciente. Maia: Círculo Leitores.

 

Debelmas,J. e Mascle,G.,eds. (2002). As Grandes Estruturas Ecológicas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Fiolhais,C. e Martins,D.(2010). Breve História da Ciência em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

 

Galileu Galilei (2010). Sidereus Nuncius: O Mensageiro das Estrelas 2ª ed..Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Pereira,H.M.,Domingos,T. e Vicente,L.(2010). Ecossistemas e o Bem-estar Humano: avaliação para Portugal do Millennium E. A. Lisboa:Escolar Ed.