Ciências, Tecnologia, Saúde e Ambiente

N/A

Nas sessões teórico-práticas, faz-se recurso a métodos expositivos conjugados com análise de suportes documentais e discussão orientada, da qual resultam elementos de avaliação de acordo com a participação individual. São incentivadas as pesquisas documentais, recolha de dados e sua análise, de forma a que o/a estudante se constitua como elemento ativo no seu processo de aprendizagem. Deste contexto de trabalho resulta um registo escrito e uma defesa oral, que se estabelecem como elementos de avaliação. No regime de avaliação contínua consideram-se os seguintes elementos: A) Desempenho em sala de aula, participação e desenvolvimento de trabalhos solicitados (15%);B) Elaboração e apresentação de trabalhos, atendendo a critérios estabelecidos (85%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e/ou oral.

Reconhecer as implicações que a ciência e a tecnologia têm ao nível da saúde, ambiente e qualidade de vida; Compreender e estabelecer relações entre Ciência – Tecnologia – Sociedade – Ambiente; Identificar questões de natureza científica subjacentes a decisões políticas e económicas de âmbito global, regional, nacional e local. Questionar, pesquisar, e resolver problemas suscitados por questões do quotidiano; Argumentar com base em evidências científicas.

São desenvolvidos quatro domínios temáticos: Terra, planeta com vida; Problemas ambientais globais e sustentabilidade; Desafios da ciência e da tecnologia no domínio da saúde e bioética; Desafios da ciência e da tecnologia no domínio do ambiente, implicações sociais, económicas e políticas. Como se trata de uma unidade curricular de Formação Geral e Transversal, os temas específicos em análise são objeto de uma seleção que permita a sua adequação às necessidades de formação que cada estudante apresenta de acordo com a licenciatura que frequenta. Neste processo o/a estudante também é envolvido/a. Cada assunto em análise deve integrar-se sempre nos temáticas gerais definidas para a UC.

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 85.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Al Gore (2009). A nossa escolha. um plano para resolver a crise climática. Esfera do Caos.
Loureiro, I., & Miranda, N. (2020). Promover a Saúde. Dos Fundamentos à acção. 3ªed.Almedina.
Pereira, H.M., Domingos, T., Vicente, L. & Proença, V. (2009). Ecossistemas e Bem-Estar Humano. Avaliação para Portugal do Millenium Ecosystem Assessment.Escolar Editora.
Rodrigues, V.J. (2009). Desenvolvimento sustentável: uma introdução crítica. Principia Editora.
UNEP, CDB & OMS (Eds.) (2015). Connecting Global Priorities: Biodiversity and Human Health A State of Knowledge Review. UNEP, CDB & OMS.
UNESCO (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. UNESCO.
Yang Chen, Moufouma-Okia, W.,Masson-Delmotte, V., Zhai, P.& Piran, A. (2018). Recent Progress and Emerging Topics on Weather and Climate Extremes Since the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Annu. Rev. Environ. Resour. 43: 35–59.