Comércio Internacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Princípios de gestão

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino segue o regime presencial (em sala de aula) com o objetivo de melhorar a conexão
entre o conhecimento teórico e prático. Utiliza fonte de conhecimento teórico (publicações científicas) e
recurso a casos práticos. Fomenta, também, a participação activa do aluno através da discussão e
apresentação de ideias e opiniões.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:
– Descrever os instrumentos de análise necessários à explicação dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam atualmente a economia mundial;
– Reconhecer o Comércio Internacional como ramo da Teoria Económica e importância do comércio internacional e do investimento direto estrangeiro enquanto fenómenos da economia real;
– Definir as principais teorias explicativas do comércio internacional, i.e., dos principais determinantes do padrão das trocas internacionais e do padrão da especialização produtiva;
– Distinguir os diferentes níveis de integração económica;
– Reconhecer os desafios atuais para as empresas no marketing internacional;
– Identificar o processo e opções de entrada em mercados internacionais;
– Criar e construir programas de marketing internacional.

Programa

(1) O ambiente internacional
– Internacionalização e globalização
– Empresas born global
– Aldeia global
– O processo de decisão
– Opções estratégicas da empresa
 
(2) Mercados internacionais
– Pesquisa de informações
– Análise e escolha de mercados
– Estudo de mercados estrangeiros
– Formas de acesso a mercados internacionais
 
(3) Programa de marketing internacional
– Conceção
– Organização e implementação das atividades

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliacao periodica
  • - Trabalho de grupo - 30.0%
  • - 2 frequencia escrita - 35.0%
  • - 1 frequencia escrita - 35.0%
avalicao final por exame
  • - exame escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Brooks, J., Weatherston, J., & Wilkinson, G. (2010). The International Business Environment: Challenges and Changes (2nd ed.). Prentice Hall.
Daniels, J., Radebough, L., & Sullivan, D. (2012). International Business: Environments and Operations (12th ed.). Prentice Hall.
Ghauri, Pervez, N., & Cateora, P. (2010). International Marketing. McGraw Hill.
Hill, C. (2013). International Business: Competing in the Global Market Place. Irwin McGraw-Hill.
Hitt, M., Ireland, R., & Hoskisson, R. (2010). Strategic Management: Competitiveness and Globalization, Concepts and Cases. Mason: South-Western.
Ilhéu, F. (2009). Estratégia de Marketing Internacional. Almedina.
Krugman, P., Obstfeld, M., & Melitz, M. (2012). International Economics – Theory and Policy (9th ed.). Pearson.
Peng, M., & Meyer, K. (2011). International Business. Cengage Learning.
Silva, S., Meneses, R., & Pinho, J. (2018). Marketing Internacional. Actual.