Comércio Internacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:

a) Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;

b)  Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;

c) Métodos ativos, com utilização de trabalhos em grupo e estudo de casos.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos de análise necessários à explicação dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam actualmente a economia mundial.

Contextualizar o Comércio Internacional como ramo da Teoria Económica, e importância do comércio internacional e do investimento directo estrangeiro enquanto fenómenos da economia real.

Analisar e interpretar dados estatísticos do comércio internacional – utilização de indicadores quantitativos e qualitativos.

Estudar as principais teorias explicativas do comércio internacional, i.e., dos principais determinantes do padrão das trocas internacionais e do padrão da especialização produtiva.

Distinguir os diferentes níveis de integração económica, confrontando os custos e os benefícios

Reconhecer os desafios atuais para as empresas no marketing internacional

Identificar o processo e opções de entrada em mercados internacionais

Criar e controlar programas de marketing internacional

Programa

1. Circuitos económicos

2. As relações económicas com o Resto do Mundo

3. A economia portuguesa no contexto da União Europeia

4. Fórmula de implantação no exterior

5. Comércio nos mercados emergentes

6. Marketing internacional

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

avalicao final por exame
  • - exame escrito - 100.0%
Avaliacao periodica
  • - 1 frequencia escrita - 40.0%
  • - 2 frequencia escrita - 40.0%
  • - Trabalho de grupo - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Brito, C. M. e Lencastre, P. (2014). Novos Horizontes do Marketing. Publicações Dom Quixote

Rodrigues, V. et al. (2009). b-Mercator. Publicações D. Quixote

Kotler, P. (2010). Marketing 3.0. Actual Editora

Neves, J. (2019). Introdução à Economia, 9ª edição. Verbo.