Complementos de Nutrição e Alimentação Animal

Seria desejável que os alunos tivessem conhecimentos prévios de nutrição e alimentação animal.

Nas aulas é adoptada a metodologia expositiva para a apresentação de conceitos teóricos com acompanhamento de casos práticos e exemplos concretos propostos para discussão do grupo. A análise de artigos científicos e de divulgação, de elementos e dados comparativos e a observação directa e avaliação de culturas pratenses e forrageiras instaladas na ESAC ou noutras explorações, permitem consolidar os conteúdos programáticos. Os estudantes ao proporem alternativas técnicas face a hipotéticas situações edafo-climáticas, objectivos e condições de exploração, permite-lhes exercitar capacidades de aplicação prática dos conceitos.

Os objectivos desta unidade curricular são os seguintes: 1. Conhecer profundamente a digestão, o metabolismo e as funções dos nutrientes no organismo animal, bem como o valor nutritivo dos alimentos, as indicações e as restrições à sua utilização. 2. Desenvolver programas alimentares para diferentes espécies animais, com base em estudo de casos.

Conteúdos programáticos estão organizados em módulos.

MÓD.1

Métodos de utilização da energia pelos animais e de valorização energética dos alimentos Sistemas de valorização da proteína usados em monogástricos e ruminantes Valor nutritivo, substâncias antinutritivas e/ou tóxicas Micronutrientes em alimentação: Balanço Alimentar Catião-Anião. Aditivos alimentares e substâncias promotoras do crescimento. Perfil metabólico: parâmetros bioquímicos no leite/sangue para identificar o estado nutricional dos animais. Métodos alimentares de controlo e manipulação das qualidades nutritivas dos produtos animais.

MÓD.2

Caracterização de uma exploração agro-pecuária(ordenamento cultural, condições edafo-climáticas, recursos alimentares, efectivo animal, sistema de produção, produtividades) Avaliação da dependência alimentar da exploração com base nas disponibilidades existentes e nas necessidades dos efectivos Elaboração de programa alimentar mensal com indicação de eventuais formas de suplementação

Exame
  • - Módulo1: exame escrito - 60.0%
  • - Módulo 2: elaboração, apresentação oral e discussão de um relatório relativo a um caso de estudo - 40.0%
Avaliação Contínua
  • - Módulo 2: elaboração de relatório relativo ao caso de estudo (70%) e apresentação oral e discussão (30%) - 40.0%
  • - Módulo1: teste escrito (70%) e elaboração, apresentação oral e discussão de uma monografia (30%) - 60.0%

Cañeque,V.;Sancha,J.. Ensilado de forrajes y su empleo en la alimentation de rumiantes.Ed. Mundi-prensa. Madrid.1998

Drogoul,C.;Gadoud,R.;Joseph,M.;Jussiau,R.;Lisberney,.J.;Mangeol,B.;Monteméas,L.;Tarrit,A. Nutrition et alimentation des animaux d’elevage.Dijon:Educagri Ed.,2004

Garnsworthy,P.C.; Wiseman,J. Recent developments in ruminants nutrition.Nottingham University Press,2002.

INRA. Alimentation des bovins, ovins et caprins:besoins des animaux-valeur des aliments.Éd. Quae. Versailles.2007

McDonald, P.; Edwads, R. A.; Greehalgh, J. F. D.; Morgan, C. A., Sinclair, L.A & Wilkinson, R.G. Animal Nutrition, 7ª Ed. Edimburgh: Prentice Hall. 2011.

Moreira,N.;Fundamentos da produção de forragens e pastagens:morfologia e fisiologia do crescimento de gramíneas e leguminosas. Vila Real.1991

Pardo,M.;Ratera,G.;Praderas y forrajes: producción y aprovechamiento. 2ª Ed. Madrid.1991

ignau-Loustou,L.;Huyghe,C.;Stratégies fourragères:pâturage;ensilage;foin. Ed. France Agricole,2008