Comportamento do Consumidor

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas (TP)

Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios para fomentar a participação ativa.

Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo e o estudo de caso, possibilitando uma abordagem prática, ativa com interação dos alunos de maneira a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos, bem como uma forte aproximação aos contextos organizacionais e de mercado atuais.

Serão utilizadas ferramentas facilitadoras da aprendizagem e estimulantes para os alunos, utilizando a tecnologia educativa, tais como: Kahoot, Socrative e Mentimeter, entre outros.

Resultados de Aprendizagem

O propósito desta unidade curricular é dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticos respeitantes ao consumo e ao consumidor e de técnicas que lhes permitam compreender o comportamento do consumidor e gerir processos de decisão de compra.

São objetivos específicos:

– Compreender e interpretar as tendências sociológicas e psicológicas associadas ao consumo;

– Conhecer e explicar todos os elementos (internos e externos) que motivam o consumidor, distinguindo a forma como esses elementos atuam no mercado;

– Compreender as preferências e a escolha racional e emocional do consumidor.

– Relacionar conhecimentos da área do comportamento do consumidor (teorias e princípios) com as perspetivas de gestão orientadas ao mercado.

– Aplicar os conceitos necessários para estudar e compreender o processo de tomada de decisão de compra do consumidor.

 

No final da Unidade curricular os alunos devem estar capazes de:

– Conhecer o comportamento do consumidor atual e os tipos de consumo;

– Reconhecer os condicionantes internos e externos explicativos do comportamento do consumidor;

– Identificar os vários tipos de processos de decisão de compra;

– Gerir processos de decisão de compra de produtos e/ou serviços.

 

Programa

1. O Estudo do comportamento do consumidor
1.1. Importância do estudo do comportamento do consumidor
1.2. O Consumidor atual e os Tipos de consumo
1.3. Conceitualização do comportamento do consumidor
1.2. O princípio científico
1.3. Teorias do comportamento do Consumidor
2. Elementos que influenciam a compra
2.1. Condicionantes internos explicativos do comportamento do consumidor
2.1.1. Fatores Psicológicos
2.1.2. Fatores Pessoais
2.2. Condicionantes externos explicativos do comportamento do consumidor
2.2.1. Fatores Sociais
2.2.2. Fatores Culturais
3. O Processo de decisão de compra
3.1. Caraterização e etapas
3.2. Tipos de processos de decisão de compra
4. O comportamento do consumidor nos serviços

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

    Minor, M., Donovan, T., & Mowen, J. (2014) . Consumer behavior. England, McGraw-Hill Education – Europe

 

    Schiffman, L., & Kanuk L. (2007). Consumer Behavior, 9th Edition. Pearson International Edition.

 

    Solomon, M. (2016). O Comportameto do Consumidor: Comprando, possuindo e sendo. Eurobooks

 

    Solomon, M., Russel-Bennett, R., & Previte, J. (2015). Consumer behavior: Buying, Having, and Being, 11th Edition. UK, Pearson Education.

 

    Solomon, M., Bamossy, G., Askegaard, S., & Hogg, M. (2010). Consumer Behaviour – A European Perspective,  4th Edition. UK, Pearson Education.