Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3. Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo e Individuais, Estudo de Casos e Simulação.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos, no final da Unidade Curricular, deverão estar habilitados a:

a)    Identificar os elementos influenciadores do comportamento do consumidor
b)    Conhecer os processos de decisão do consumidor
c)    Dominar os conceitos de grupo, cultura e subcultura como influenciadores da decisão do consumidor
d)    Reconhecer os problemas na área do comportamento do consumidor
e)    Dominar as técnicas de exploração, recolha e organização e apresentação de informação de pesquisa

Programa

1. Comportamento Consumidor           
1.1. Envolvimento, Perceção, Memória E Aprendizagem Cognitiva  
1.2. Motivação Do Consumidor
1.3. Personalidade e fatores psicográficos          
1.4. Formação E Mudança De Opinião, Atitude E Comportamento
1.5. Processos De Decisão Do Consumidor           
1.6. Influências Situacionais
1.7. Grupos, Cultura e Subculturas
2. Pesquisa de Marketing
2.1. Identificação do problema de pesquisa de marketing
2.2. Estudos Qualitativos vs Estudos Quantitativos
2.3. Processos para a recolha de dados
2.4. Apresentação dos resultados de pesquisa

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Prova escrita - 50.0%
Avaliação final
  • - Prova escrita - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cialdini, R. (2008). A Influência, a psicologia da persuasão. Sinais de Fogo
Dionísio, P. et al. (2018). Mercator, o Marketing na Era Digital. D. Quixote
Kotler, P. (2010). Marketing 3.0. Actual Editora
Kotler, P. (2017). Marketing 4.0. Actual Editora
Nine, W. (2017). Como fazer pesquisa de Marketing. Gen Atlas
Cardoso, A. (2009). O comportamento do consumidor. Lidel