Comportamento Térmico e Acústico de Edifícios

Não aplicável.

Exposição das matérias com o apoio de diferentes sistemas de informação, como forma de cativar o interesse dos alunos e de lhes conferir uma participação mais ativa nas aulas. Os alunos terão ainda ao seu dispor documentos diversos e catálogos de equipamentos e materiais.

Os alunos serão também instados a aprofundarem o estudo destes assuntos, recorrendo à bibliografia recomendada, a outros livros ou documentos e à Internet.

Disponibilidade dos docentes para esclarecimento de dúvidas aos alunos no horário de gabinete. Fora deste horário, privilegiar-se-á o contacto via mensagem electrónica (e-mail) e através da plataforma “InforDocente”.

Nesta disciplina pretende-se dar a conhecer as noções fundamentais de conforto térmico, os aspetos mais correntes da construção de edifícios e a influência destes no conforto térmico e acústico dos seus ocupantes.

Procura-se, em simultâneo, desenvolver nos alunos as competências e as capacidades necessárias para executarem o projeto térmico e acústico de edifícios, bem como contribuir para o desenvolvimento da capacidade de realizarem auditorias energéticas a edifícios.

1. Aspetos Construtivos dos Edifícios
Estrutura de betão armado. Pavimentos térreos e pavimentos intermédios. Paredes. Coberturas. Vãos envidraçados e dispositivos de sombreamento. Principais tipos de acabamento das superfícies interiores e exteriores.

2. Comportamento Térmico dos Edifícios
Determinação da Inércia Térmica de um edifício. Determinação dos Coeficientes de Transmissão Térmica Superficial dos elementos da envolvente. Determinação dos fatores solares dos vãos envidraçados. Ventilação natural e/ou mecânica necessária para o conforto dos utentes e para a conservação do edifício. Determinação das necessidades nominais anuais de energia para aquecimento, para arrefecimento e para preparação
 de água quente sanitária. Verificação da conformidade de um edifício face ao REH. Determinação das cargas térmicas de aquecimento e de arrefecimento de um edifício.

3. Conforto Térmico
Definição. Termoregulação. Parâmetros condicionantes. Balanço térmico do corpo humano. Equação do conforto térmico. Índices PMV (voto Médio Previsto) e PPD (Percentagem Prevista de Insatisfeitos). Desconforto térmico local. Ambientes térmicos quentes e frios (alterações fisiológicas devido à exposição ao calor e ao frio, patologias devidas ao calor e ao frio, caracterização da exposição ao calor e ao frio, metodologias de avaliação da exposição ao calor e ao frio).

4. Acústica de Edifícios
Noções gerais. Isolamento a sons aéreos. Isolamento a sons de percussão. Qualidade acústica de espaços. Soluções construtivas e exercícios de aplicação.