Comunicação e Animação de Grupos

N/A

a) Sessões teórico-práticas, centradas no desenvolvimento de atividades de análise e reflexão crítica, tomando por base recursos diversos, entre os quais textos, exercícios e recursos audiovisuais.
b) Sessões práticas – serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino/ aprendizagem: debate, estudo de caso, visionamento de filmes e análise documental; jogo pedagógico; trabalho cooperativo; dinâmica de grupo, fichas de trabalho; apresentação de temas e trabalhos pelos estudantes.
A unidade curricular inclui momentos de ensino-aprendizagem em formato b-learning, com os conteúdos teóricos abordados em elearning, através da plataforma Moodle. Será avaliada a participação ativa dos estudantes e o desempenho em trabalho de grupo.

Avaliação contínua – realização de trabalhos individuais e em grupo ao longo das sessões de formação – 100.0%
Avaliação por Exame – prova escrita individual 100.0%

No final do programa, os estudantes deverão estar em condições de:
1) saber identificar os principais atributos associados à gestão das dinâmicas de grupo e de gestão do trabalho em equipa;
2) saber usar técnicas de organização cooperativa do trabalho e de gestão produtiva da conflitualidade;
3) saber usar técnicas de resolução de problemas e tomada de decisão.

1) Comunicação e grupos
1.1.) Conceitos básicos, O fenómeno da comunicação, critérios de eficácia e de eficiência na comunicação, comunicação verbal e não-verbal, comunicação interpessoal, grupal e social,
1.2.) Determinantes e obstáculos da comunicação,
1.3.) A gestão da comunicação em grupos: Normas, coesão, tarefas, liderança, Inteligência emocional,
2) Animação de grupos e equipas
2.1.) Formação do grupo e organização do ambiente de aprendizagem
2.2.) Competição, cooperação e organização de equipas de trabalho
2.3.) Gestão de conflitos
2.4.) Criatividade e resolução de problemas
2.5.) Gestão da diversidade dentro dos grupos
3) Métodos e técnicas de gestão de grupos e equipas
3.1.) Técnicas de animação do grupo e objetivos
3.2.) Variedade de técnicas (apresentação, conhecimento, afirmação, confiança, comunicação, cooperação, resolução de conflitos, avaliação).
3.3) Exercícios e atividades de dinâmica de grupo

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmica dos pequenos grupos: Ideias para professores e formadores. Porto Editora.
Brandes, D., & Phillips, H. (1977). Manual de jogos educativos: 140 jogos para professores e animadores de grupos. Moraes.
Chiocchio, F., Kelloway, E., & Hobbs, B. (2015). The psycholoogy and management of project teams. Oxford University Press.
Fisher, K. et al (1995). Tips for teams: A ready reference for solving team problems. McGraw-Hill.
Hackman, J. (2011). Collaborative intelligence: Using teams to solve hard problems. Berrett-Koehler Publishers.
Levi, D. (2001). Group dynamics for teams. Sage.
Pérez, J. & Rugny, G. (1988). Psicologia de la influencia social. Promolivro.
Robbins, H., & Finley, M. (2000). The new why teams don’t work. Berrett-Koehler Publishers.