Comunicação e Responsabilidade Social Empresarial

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:

i) sessões teórico-práticas, com uma componente expositiva inicial e de análise incidente na discussão de conteúdos e percurso associados à Responsabilidade Social das Empresas, bem como da sua aplicação estratégica em todas as áreas da Comunicação Organizacional.

ii) sessões de discussão aplicadas com a possibilidade de discutir os conceitos adquiridos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de competências de carácter de aplicação prática e de planeamento, recorrendo a estudos de caso.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular desenvolverá competências de compreensão e de intervenção. Em termos de objetivos gerais, pretende-se que os mestrandos saibam conceber, gerir e avaliar uma política de Responsabilidade Social (RS) em função de orientações estratégicas e em articulação com a Comunicação Organizacional. Em termos de objetivos especificos pretende-se que percebam as orientações da RS; compreendam as origens da Responsabilidade Social; caracterizem a relação entre a RS e a Comunicação Organizacional; dominem técnicas de intervenção em Comunicação Organizacional a partir de princípios socialmente responsáveis.

No dominio dos saberes, no final da unidade curricular os mestrandos deverão estar em condições de:

– saber fazer uma análise às orientações de RS praticadas pelas organizações

– saber organizar um projeto de RS centrado na Comunicação Organizacional

– saber caracterizar e aplicar suportes de intervenção adequados a orientações socialmente responsáveis.

Programa

1. O conteúdo da Responsabilidade Social das Empresas (RSE)

1.1. A Ética pessoal, a Ética dos negócios e a RSE

1.2. Fundamentos e percurso da RSE

1.3. As orientações, o conteúdo e a atualidade estratégica da RSE

2. A Comunicação Organizacional e a RSE: perspetivas de atuação estratégica

2.1. As Relações Públicas e as orientações da RSE

2.2. A Comunicação Interna e as orientações da RSE

2.3. A responsabilidade social e a cultura organizacional

2.4. Ferramentas de diagnóstico às Práticas de Responsabilidade Social Empresarial

2.5. As influências da RSE na gestão dos ativos humanos, as orientações internas de RSE e  a promoção dos ativos humanos

3. Projetos Empresariais Socialmente Responsáveis

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Teste escrito - 50.0%
  • - 4 Trabalhos individuais ou de Grupo - 50.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carroll, A. (2015). Corporate Social Responsibility: the centerpiece of competing and complementary frameworks. Organizational Dynamics, 44, 87-96.

Du, S., Bhattacharya, C., & Sen, S. (2010). Maximizing Business Returns to Corporate Social Responsibility (CSR): The Role of CSR Communication. International Journal of Management Reviews, Vol 12(1), 8-19.

Latapi, M, Davidsdottir, B. & Johannsdottir L. (2019). A literature review of the history and evolution of corporate social responsibility. International Journal of Corporate Social Responsibility, 4.1, 23 págs.

Morsing, M., & Schultz, M. (2006). Corporate social responsibility communication: stakeholder information, response and involvement strategies. Business Ethics: A European Review, 15(4), 323-338.

Waddock, S., & Googins, B. K. (2011). The Paradoxes of Communicating Corporate Social Responsibility. Em O. Ihlen, J. L. Bartlett, & S. May, The Handbook of Communication and Corporate Social Responsibility (pp. 23-43). Wiley-Blackwell.