Comunicação Interna nas Autarquias

Sendo uma UC de cariz prático, a metodologia de ensino passará inicialmente por uma breve introdução teórica ao tema. Posteriormente serão propostos projetos e atividades para realização ao longo da UC. Serão assim, desenvolvidas aulas de:

1. Carácter teórico-prático de análise e discussão de casos.
2. Práticas de aplicação de competências em projeto

A unidade curricular visa desenvolver competências que venham a capacitar os profissionais de Comunicação e/ou Recursos Humanos nas autarquias na produção de projetos, atividades e produtos relacionados com a área da comunicação interna. Para este efeito serão desenvolvidas as seguintes competências:

• Aprender a criar, gerir e avaliar uma política de comunicação interna em função de objetivos e orientações estratégicas.
• compreender os limites da comunicação interna e dominar as ferramentas para uma comunicação interna eficaz.
• Elaborar um diagnóstico interno de necessidades de comunicação;
• Organizar um projeto de comunicação interna na sua organização;
• Conceber suportes e ferramentas adequadas para pôr em prática a política de comunicação interna na sua organização

1. Introdução à comunicação interna (CI):
a. conceito e história
b. articulação com os restantes tipos de comunicação,
c. integração no composto da comunicação integrada
d. público interno
e. papel e localização na estrutura organizacional

2. Avaliação do estado da comunicação interna

a) diferentes fases de diagnósticos
b) Identificação de problemas
c) metodologias a utilizar
d) análise de resultados e tomada de decisão

3. Princípios de intervenção em comunicação interna

a) Definição de públicos
b) Definição de objetivos
c) Definição de ações
d) Gestão de instrumentos
e) Suportes e ferramentas
f) Avaliação das ações

Avaliação por exame
  • - Projeto individual - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalhos em contexto de aula - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%

Camilo, E. (1998) Estratégias de Comunicação Municipal: uma reflexão sobre as modalidades de Comunicação nos Municípios Livros labcom. ISBN: 972-9209-67-7.
Camilo, E. (2006) Para uma Planificação do Trabalho Comunicacional nos Municípios, Universidade da Beira Interior, www.bocc.ubi.pt.
Carapeto, C. (2006). Administração Pública, Modernização, Qualidade e Inovação, 2ª ed. Lisboa: Edições Silabo, Lda.
Ewing, M. & O’Neil, J. (2019). Using social media to engage employees: insights from internal communication managers. Int Journal of Strategic Communication, 13, 110-132.
Fernandes, M. (2011). Comunicação Autárquica: contributos para as Auditorias de Comunicação. Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.
Men, R. & Bowen, S. (2017). Excellence in internal communication management. NY: Busniness Expert Press.
Vercic, A. & Vocic, N. (2017). Engaging employees through Internal Communication. Public Relations Review, 43, 885-893.