Comunicação Oral e Escrita em Língua Portuguesa

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os alunos terão acesso a materiais elaborados pelas docentes, bibliografia, textos de autores para exploração em sala de aula ou em trabalho autónomo e materiais colocados ao longo do semestre na plataforma NONIO, consoante as dificuldades linguísticas que forem surgindo. Ao longo das aulas, privilegia-se o ensino centrado no aluno e na pesquisa a que o estudante será convidado a realizar. Combinam-se várias abordagens como: explicação dos assuntos, discussão crítica de textos apresentados, análise e correção de desvios do Português, utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e realização de tarefas em grupo para concretização prática de atividades orais e escritas. 

 

A avaliação será final e contínua.

A avaliação contínua terá em conta os seguintes parâmetros:

– participação dos alunos nas aulas (5%)

– trabalhos de produção escrita e/ou oral realizados ao longo do semestre (20%)

– teste escrito (75%)

Exame final escrito – 100.0%

Resultados de Aprendizagem

1-Consolidar conhecimentos teórico-práticos relativos ao funcionamento e ao uso da Língua Portuguesa.

2- Distinguir características e marcas da comunicação oral e da comunicação escrita.

3- Dominar técnicas e estratégias de expressão oral e de expressão escrita.

4- Identificar, analisar e corrigir erros e dificuldades na oralidade e na escrita.

Programa

1. Considerações gerais sobre a língua portuguesa.

2. Oral e escrito: componentes gerais e traços distintivos.

3. Expressão física do oral: a voz.

4. Contexto de situação e níveis de língua.

5. Produção de texto.

5. 1. Técnicas de construção de textos.

6. Análise de erros linguísticos frequentes: nos mass media, em livros e na oralidade/escrita do quotidiano

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20.0%
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Frequência - 75.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

IBACH, Pierre, O prazer da escrita: pedagogia da narrativa, Rio Tinto: ASA, 1991. ESEC 373.3/.5:81’24/197 

CAMPBELL, John, Técnicas de expressão oral, Lisboa: Presença, 1993. ESEC 316/68

CASSANY, Daniel, Reparar la escritura—didáctica de la corrección de lo escrito, Barcelona, Graó, 2007. ESEC 373.32:81/190 

CLAVER, Ronald, Escrever sem doer –Oficina de redacção, Belo Horizonte, 2006.

ESTRELA, Edite, SOARES, Maria Almira, e LEITÃO, Maria José, Saber Escrever, Saber Falar, Lisboa: Dom Quixote, 2006.ESEC 811.134.3/85

HOUAISS, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Lisboa: Círculo de Leitores, 2003. ESEC 030:81-P/26 ESEC 030:81-P/26 A ESEC 030:81-P/26 B

PINTO, José M. de Castro, Novo prontuário ortográfico: com novo acordo ortográfico, Lisboa: Plátano, 2011. ESEC 030:81-P/34

VANOYE, Francis, Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita, São Paulo: Martins Fonte, 1987. ESEC 316.77/160.

http://www.ciberduvidas.com

Será sugerida mais bibliografia ao longo das