Comunicação Oral e Escrita em Língua Portuguesa

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Os alunos terão acesso a materiais elaborados pelas docentes, bibliografia, textos de
autores para exploração em sala de aula ou em trabalho autónomo e materiais colocados
ao longo do semestre em MyesecWeb, consoante as dificuldades linguísticas que forem
surgindo. Ao longo das aulas, privilegia-se o ensino centrado no aluno e na pesquisa a
que o estudante será convidado a realizar. Combinam-se várias abordagens como:
explicação dos assuntos, discussão crítica de textos apresentados, análise e correção de
desvios do Português, utilização de TIC e realização de tarefas em grupo para concretização prática de atividades orais e escritas.
A avaliação contínua far-se-á por meio de um trabalho de grupo de apresentação oral com o peso de 40% da nota final e um segundo trabalho de grupo de apresentação oral complementado com uma versão escrita com o peso global de 60% da nota final.
A avaliação final resultará de um exame final escrito com o peso de 100% da nota final.

Resultados de Aprendizagem

1 – Consolidar conhecimentos teórico-práticos relativos ao funcionamento e ao uso da
Língua Portuguesa.
2 – Distinguir características e marcas da comunicação oral e da comunicação escrita.
3 – Dominar técnicas e estratégias de expressão oral e de expressão escrita.
4 – Identificar, analisar e corrigir erros e dificuldades na oralidade e na escrita.

Programa

1. Considerações gerais sobre a língua portuguesa.
2. Oral e escrito: componentes gerais e traços distintivos.
3. Expressão física do oral: a voz.
4. Contexto de situação e níveis de língua.
5. Produção de texto.
5. 1. Técnicas de construção de textos.
6. Análise de erros linguísticos frequentes: nos mass media, em livros e na
oralidade/escrita do quotidiano.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

avaliação final
  • - exame final escrito - 100.0%
avaliação contínua
  • - trabalho de grupo de apresentação oral complementado com uma versão escrita - 60.0%
  • - trabalho de grupo de apresentação oral - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PINTO, José M. de Castro, Novo prontuário ortográfico: com novo acordo ortográfico,
Lisboa: Plátano, 2011. ESEC 030:81-P/34

http://www.ciberduvidas.com/

IBACH, Pierre, O prazer da escrita: pedagogia da narrativa, Rio Tinto: ASA, 1991. ESEC
373.3/.5:81’24/197

CAMPBELL, John, Técnicas de expressão oral, Lisboa: Presença, 1993. ESEC 316/68

VANOYE, Francis, Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita,
São Paulo: Martins Fonte, 1987. ESEC 316.77/160.

CASSANY, Daniel, Reparar la escritura-didáctica de la corrección de lo escrito, Barcelona, Graó, 2007. ESEC 373.32:81/190

ESTRELA, Edite, SOARES, Maria Almira, e LEITÃO, Maria José, Saber Escrever, Saber
Falar, Lisboa: Dom Quixote, 2006.ESEC 811.134.3/85

CLAVER, Ronald, Escrever sem doer – Oficina de redacção, Belo Horizonte, 2006.

HOUAISS, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Lisboa: Círculo de Leitores, 2003.