Condição Física

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Em contexto de aula são apresentadas e analisadas diferentes perspetivas relativamente aos conceitos de aptidão física e de condição física.

Proposta de realização de trabalhos teórico-práticos relativos à identificação e análise de exercícios físicos que se relacionam de forma particular com cada uma das qualidades fíisco-motoras.

A avaliação na unidade curricular compreende elementos de demonstração da compreensão teórica e prática das matérias. Os elementos da avaliação contínua compreendem a participação nas aulas teóricas e práticas; realização de prova escrita de resposta a um teste em que se podem incluir todas as matérias constantes no programa da unidade curricular; realização de um trabalho teórico-prático sobre exercícios físicos associados a determinadas capacidades físico-motoras.

A avaliação por exame tem como condição de acesso a obtenção de classificação positiva na componente de participação nas aulas e na componente de trabalho teórico-prático.

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar e caracterizar as componentes da aptidão física (AF) e da condição física (CF) mais relevantes em função de variáveis individuais e de contexto.

2. Identificar e saber executar com proficiência exercícios físicos relacionados com cada uma das capacidades motoras caracterizadoras da AF.

Programa

1. Conceitos de condição física (CF), aptidão física (AF) e suas componentes.

2. Exercícios físicos associados ao treino de qualidades físico-motoras relacionadas com a educação física, o treino desportivo e o exercício relacionado com a saúde.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 33.33%
  • - Frequência - 33.34%
  • - Assiduidade e Participação - 33.33%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Coelho e Silva M., Figueiredo A., Sobral F., Ronque E., & Malina R.  (2010). Cineantropometria. Curso Básico. Coimbra: FCDEF-UC.

Castelo, J. (1998). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: FMH.

Filho, J. (1999). A prática da avaliação física. Rio de Janeiro: SHAPE.

George, J., Fisher, A., & Vehrs, P. (s.d.). Tests y Pruebas Físicas. Barcelona: Paidotribo.

Morrow, J., Jackson, A., Dish, J., & Mood, D. (2003). Medida e avaliação do desempenho humano. São Paulo: Artmed.

Pescatello, S. (Ed.) (2014). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Lippincott: Williams & Wilkins.

Plowman, S. & Meredith, M. (Eds.) (2013). Fitnessgram/Activitygram Reference Guide. Dallas: Cooper Institute.

Weineck, J. (1986). Manual de treinamento esportivo. São Paulo: Manole.