Construção sustentável e edifícios inteligentes

Não aplicável.

As metodologias de ensino previstas incluem dinâmicas expositivas e inquisitivas, bem como a discussão e resolução de problemas em grupo, estimulando a intervenção e crítica individual. Serão desenvolvidos trabalhos de pesquisa e de propostas e estratégias dinâmicas para a solução dos problemas abordados, bem como a sua apresentação escrita e discussão oral.
A avaliação é realizada através da realização de trabalhos práticos e/ou Exame Final individual escrito sobre os temas lecionados e/ou através de trabalhos individuais ou de grupo. A aprovação o aluno requer que este obtenha pelo menos metade da cotação em cada componente.

Aprendizagem de métodos de avaliação de construção sustentável e de análise de ciclo de vida dos materiais e das soluções construtivas e estruturais.
Aquisição de conhecimentos relativos aos materiais eco-eficientes e aos sistemas construtivos sustentáveis, integrando uma lógica de descarbonização do setor.

Desenvolvimento de competências na reabilitação sustentável do património edificado, desde os materiais aos sistemas, incluindo a durabilidade e o reforço das construções e estruturas.
Aquisição de conhecimentos sobre NZEB – Nearly Zero Energy Buildings, bem como sobre a gestão eficiente das construções e das infraestruturas.

Aquisição de conhecimentos relativos aos sistemas electromecânicos que integram os edifícios, na perspectiva da melhoria da sua eficiência, da sua gestão e da sua manutenção.
Identificação e reconhecimento das características das tecnologias de controlo e automação dos edifícios. Aquisição de conhecim. sobre os sistemas subjacentes à automatização de edifícios.

1. O desenvolvimento sustentável Conceito
Evol. histórica
2. Construção sustentável Conceito
Princípios orientadores: Ocup. do solo, Energia, Água, Materiais, Inovação
3. Métodos de avaliação da constr. sustentável
BREEAM
LEED
Level(S)

4. Análise do ciclo de vida

5. Materiais eco-eficientes e descarbonização do setor da construção
6. Sistemas construtivos sustentáveis: Estruturas eco-eficientes e duráveis; preservação e durab. das construções; coberturas ajardinadas; sist. prefabricados
7. Reabilitação sustentável do património edificado: materiais e sistemas construtivos; reab. e durab. das construções; reforço eco-eficiente de estruturas
8. Energia: NZEB – Nearly Zero Energy Buildings
9. Gestão eficiente das construções e infraestruturas: Equip. elevação, AVAC, asp. central; Centrais de bombagem 10. Sistemas de controlo e autom. de edifícios. Protocolos e tecnol. clássicas de controlo e autom. de edifícios. Utilização de equip. industr. de automação (SCADA, HMI). Soluções domóticas

BARLOW, Stuart – Guide to BREEAM. London : Riba Publishing, cop. 2011. 228 p., ISBN 978-1-85946-425-0 Charles J Kibert ,Sustainable Construction: Green Building Design and Delivery, John Wiley & Sons. Jacqueline C . Vischer. Assessing Building. Performance. Ed. Wolfgang F.E. Preiser. (2005).
Sustainable Refurbishment, Sunil Shah, Wiley-Blackwell, 2012, ISBN: 978-1-405-19508-9.
Daniel Bernstein et al. (2007) Traité de construction durable : principes détails de construction,, Éd. Le Moniteur, ISBN/ISSN/EAN: 978-2-281-11328-0.
Natividade-Jesus, E., et al. (2019). A Case Study Driven Integrated Methodology to Support Sustainable Urban Regeneration Planning and Management. Sustainability, 11(15), p.4129., DOI: 10.3390/su11154129. Natividade-Jesus, E., et al.. (2013). Housing evaluation with web-SDSS in urban regeneration actions. Proceedings of the ICE – Municipal Engineer. 166. 194-207. 10.1680/muen.12.00022.
KNX Handbook for Home and Building Control, KNX Association.