Contabilidade de Gestão das Empresas Agrícolas

Esta unidade curricular requer conhecimentos sólidos de Contabilidade Financeira uma vez que a contabilidade de gestão tem por base elementos de contabilidade financeira, nomeadamente custos e rendimentos.

Método de ensino para o desenvolvimento de competências com recurso a material didático informatizado e outras técnicas de ensino ativo que se procurará incorporar na sala de aula, onde o recurso ao e-learning aparece como o método de aprendizagem virtual e os alunos interagirão não só com o professor, mas também uns com os outros.

Objetivos

A contabilidade de gestão, não tem normativo próprio aplicável ao setor privado, o que permite a cada empresa utilizar os instrumentos que melhor se adequem aos seus objetivos e necessidades, em matéria de informação a prestar. Contudo, a Contabilidade de Gestão é uma ferramenta de apoio recorrente de gestores e decisores empresariais, que possibilita a obtenção de informação útil para a valorização, controlo, planeamento e tomada de decisão. Deste modo, é objetivo desta unidade curricular, dar a conhecer importância da Contabilidade de Gestão na obtenção de informação adequada de acordo com os objetivos estabelecidos, que permitirá preparar para as melhores decisões operacionais e estratégicas nas empresas agrícolas.

Competências a Desenvolver

Após o estudo desta unidade curricular dos alunos deverão distinguir: Gastos Diretos e Indiretos; Gastos Incorporáveis e Não Incorporáveis; Gastos Fixos e Variáveis; Gastos de Subactividade; Gastos Administrativos e Custos Totais.

Após apreendidos estes conceitos deverão compreender a imputação dos custos dos ativos, através dos vários sistemas de custeio, reconhecer e repartir os gastos indiretos pelos respetivos objetos de custo, em função de diversos critérios de afetação e imputação de custos indiretos.

1 – A Contabilidade de Gestão enquanto instrumento de gestão

4 – Imputação e Afetação dos Custos Indiretos – Critérios

4.1 – Sistemas Tradicionais

4.2 – Método das Secções Homogéneas

4.3 – Sistema Activity-Based Costing (ABC)

5 – Regimes de Produção

5.1 – Produção Disjunta

5.2 – Produção Conjunta

5.3 – Produção Defeituosa

6 – O Sistema de Custeio Time-Driven Activity-Based Costing

6.1 – Activity Cost Drivers e a Origem do Time Driven Activity Based Costing

6.2 – Do ABC ao Time Driven Activity Based Costing

6.3 – Vantagens e Desvantagens do Time Driven Activity Based Costing

6.4 – A metodologia Time driven-ABC

Bibliografia Fundamental

Silva, R. (2022). Manual de Apoio à Disciplina de Contabilidade de Gestão das Empresas Agrícolas – Elaboração Própria.

Caiado, A. C. P. (2020). Contabilidade analítica e de gestão. (9.ª Ed). Lisboa: Áreas Editora.

Ferreira, D., Caldeira, C., Asseiceiro, J., Vieira, J., & Vicente, C. (2017). Contabilidade de gestão – Estratégia de Custos e Resultados Casos Práticos – Volume I. Sintra: Rei dos Livros.

Kaplan, R.S. & Anderson, S.R. (2007). Time driven activity-based costing – A simpler and morepowerful path to higher profits. Boston, MA: Harvard Business School Press.

Bibliografia Complementar

Cooper, R. e R. S. Kaplan (1988), Measure costs right: make the right decisions, Harvard Business Review, 66(5), 96-103.

Cooper, R., & Kaplan, R. S. (1998). The promise-and peril-of integrated cost systems. Harvard Business Review, 76(4), 109-120.

Dejnega, O. (2011), Method time driven activity based costing–literature review. Journal of Applied Economic Sciences (JAES), 1(15), 9-15.

Everaert, P., W.Bruggeman, G.Sarens, S.R. Anderson e Y. Levant (2008). Cost modeling in logistics using time-driven ABC: Experiences from a wholesaler. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, 38(3), 172-191.

Gervais, M., Y. Levant & C. Ducrocq (2010), Time-driven activity-based costing (TDABC): An initial appraisal through a longitudinal case study. Journal of Applied Management Accounting Research, 8(2), 1-20.

Nabais, C. & Nabais, F. (2016). Prática de Contabilidade Analítica e de Gestão. Lisboa: Lidel.

Namazi, M. (2016). Time driven activity based costing: theory, applications and limitations. Iranian Journal of Management Studies, 9(3), 457-482.