Contabilidade de Gestão I

Não aplicável

Será utilizada uma metodologia expositiva dos principais conceitos e fundamentos teóricos, acompanhada pela resolução de casos práticos, permitindo assim aos alunos uma melhor compreensão das matérias.

OBJETIVOS:

1.Identificar as diferenças e semelhanças entre a Contabilidade Financeira e a Contabilidade de Gestão;
2.Compreender as várias classificações de custos inerentes ao cálculo de custos e à tomada de decisão;
3.Reclassificar custos por natureza em custos por funções;
4.Relacionar os conceitos de compras de matérias-primas, matérias-primas consumidas, custo industrial,
custo industrial da produção acabada, gasto industrial dos produtos vendidos, resultado bruto, resultado
operacional, resultado antes de impostos e resultado líquido do período;
5.Elaborar a Demonstração de Resultados por Funções;
6.Transformar a Demonstração de Resultados por Naturezas na Demonstração de Resultados por Funções;
7.Distinguir custeio por processo e custeio por ordem de produção.

COMPETÊNCIAS:

Os alunos devem ficar a saber determinar, registar e analisar os componentes do custo das mercadorias, do custo de produção em todas as fases de fabrico de uma unidade de transformação ou de uma empresa de prestação de serviços.

Os alunos devem saber elaborar uma Demonstração de Resultados por Funções.

I – A Contabilidade de Gestão e o Ambiente Empresarial
II – Custo: Terminologia, Conceitos e Classificações
III – Sistema de Custeio por Ordem de Produção
IV – Sistema de Custeio por processo

Bibliografia de Suporte às Aulas:

Saraiva, A., Rodrigues, A., Coimbra, C., Fantasia, M. e Nunes, R., (2018), Contabilidade de Gestão – Métodos de Custeio e Valorização de Inventários, 1ª edição, Editora Almedina, Coimbra.

Saraiva, A., Rodrigues, A., Coimbra, C., Elisabete, C., Fantasia, M. e Nunes, R., (2022), Contabilidade de Gestão – Métodos de Custeio e Valorização de Inventários - Exercícios, 2ª edição, Editora Almedina, Coimbra.

Bibliografia Complementar:

Ferreira, Domingos, Caldeira, Carlos, Asseiceiro, João, Vieira, João e Vicente, Célia (2014), Contabilidade de Gestão – Estratégia de custos e de resultados, 1ª ed., Rei dos Livros;

Garrison, Ray H, Noreen, Eric W. e Brewer, Peter C. (2015), Managerial Accounting, 15 th Edition McGraw-Hil;

Caiado, António C. Pires, (2011), Contabilidade de Gestão, 6ª Edição, Áreas Editora, Lisboa;

Pereira, Carlos Caiano e Franco, Victor Seabra (2001), Contabilidade Analítica, 6ª Edição, Lisboa.