Contabilidade e Controlo de Gestão

Recomenda-se conhecimentos base de Contabilidade de Gestão

Método de ensino expositivo complementado com trabalhos práticos realizados pelos alunos com o
objetivo de consolidação dos conhecimentos.

Objectivos principais:

• Conhecer o “estado da arte” da Contabilidade de Gestão e do Controlo de Gestão, no actual contexto de globalização e instabilidade.
  •  Proporcionar os conhecimentos com vista à implementação de sistemas de informação para a tomada de decisão nos diferentes tipos de organizações (privadas, públicas, com ou sem fins lucrativos).
  •  Sensibilizar para questões éticas envolvidas no exercício da profissão de contabilista de gestão, bem como dos impactos na envolvente das decisões das organizações.

Competências a desenvolver:

• Conhecer as mais recentes técnicas e desenvolvimentos nas áreas da Contabilidade de Gestão e do Controlo de Gestão.
  • Conceber e implementar sistemas de informação para a gestão, suportados nos mais recentes desenvolvimentos da contabilidade de gestão e do controlo.
  • Acrescida consciência do impacto das decisões organizacionais na sua envolvente.
  • Capacidade para investigar autonomamente os temas relacionados com a Contabilidade e o Controlo de Gestão.

1. Novos desenvolvimentos da Contabilidade de Gestão e do Controlo Gestão
2. Os actuais sistemas de custeio face aos tradicionais
3. Contabilidade de gestão estratégica
4. O Balanced Scorecard como instrumento de implementação da estratégia
5. A Contabilidade e o controlo de gestão no sector público e em entidades sem fins lucrativos.
6. Ética e deontologia na contabilidade de gestão
7. Contabilidade e controlo de gestão e o meio ambiente

ANTHONY, R. N. (2003), Management Control Systems, 12th edition, New York, McGraw-Hill
DRURY, J. C. (2004). Management and Cost Accounting, 6th edition, London, International Thompson Business Press