Controlo de Qualidade Ambiental

Não aplicável

Os conteúdos de índole teórico são apresentados em aulas teóricas, sendo depois esses conteúdos aplicados a exercícios de aplicação realizados nas aulas práticas.

Nesta unidade curricular o aluno deve ser capaz de: Identificar os principais parâmetros físico-químicos caracterizadores de uma análise de água e da qualidade do ar e de efluentes gasosos. Identificar e compreender as técnicas de amostragem de águas e efluentes líquidos e gasosos Conhecer a legislação que define as normas de qualidade: das águas de abastecimento e da descarga de efluentes e de utilização do domínio hídrico, e a da qualidade do ar e das emissões gasosas industriais. Competência a adquirir pelo o aluno: Dominar conhecimentos relacionados com a poluição da água e os efluentes gasosos; Dominar conhecimentos relacionados com poluição do ar e efluentes gasosos Dominar os conhecimentos necessário à realização de amostragens e à preparação de amostras de substâncias a analisar; Dominar os conhecimentos necessários à realização de análises qualitativas, quantitativas e instrumentais a águas e efluentes.

1. Água e efluentes líquidos 1.1. A situação Portuguesa em termos de qualidade de água. 1.2. Indicadores de qualidade. Estudo dos principais parâmetros para caracterização de uma água de consumo e/ou de uma água residual: pH e temperatura. Cor, dureza e alcalinidade. Condutividade. Turbidez. Oxigénio dissolvido. Azoto. Teor de sólidos. Matéria orgânica. 1.3. Amostragem de águas e efluentes. Técnicas de colheita e conservação de amostras. 1.4. Principal legislação aplicável em matéria de utilização do domínio hídrico, normas, critérios e objetivos de qualidade das águas em função dos principais usos e normas de descarga de águas residuais. 2. Ar e efluentes gasosos 2.1. Qualidade do ar. Estudo dos principais indicadores da qualidade do ar. 2.2. Estudo dos principais parâmetros caracterizadores de um efluente industrial. 2.3. Técnicas de amostragem de efluentes gasosos. 2.4. Principal legislação aplicável em matéria de normas de qualidade do ar e das emissões gasosas industriais.

Tchobanoglous, George; Burton, Franklin L.; Stensel, H. David. (2003) “Wastewater engineering: treatment and reuse“ Ed. Metcalf & Eddy, Inc. 4th ed. Boston. McGraw‐Hill, cop. (ISBN: 0‐07‐112250‐8).

American Public Health Association. Standard methods for the examination of water and wastewater (1998) Ed. Lenore S. Clesceri, Arnold E. Greenberg, Andrew D. Eaton. 20th ed. Washington (ISBN: 0‐87553‐235‐7)

Mark J. Hammer, Mark J. Hammer Jr. (1996) “Water and wastewater technology”, Prentice Hall, Nova Jérsia

Henze, M. (2008) “Biological wastewater treatment : principles, modelling and design“ Ed. Mogens Henze. London, IWA Publishing.

Agência Portuguesa do Ambiente (2023) Relatório do Estado do Ambiente 2022/2023. Lisboa, junho de 2023. (disponível em https://rea.apambiente.pt/content/ultimaedicao)

Lei n.º 58/2005 de 29 de Dezembro, alterada e republicada pelo Decreto‐Lei n.º 130/2012 de 22 de junho

Lei n.º 54/2005, de 15 de Novembro, alterada pela Lei n.º 34/2014 de 19 de junho

Decreto‐Lei n.º 152/97, de 19 de Junho