Controlo Motor e Aprendizagem

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

▣Ensino e Aulas: T, expositiva; PT, experimental/laboratorial; PL, recolha de dados, observação direta do comportamento, PL. ▣ UC de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores]: 1. 50%: Prova prática/apresentação oral ; 2. 30%: Trabalho experimental, em laboratório ou campo de recolha de dados ; 3. 20%: Participação presencial em aulas PL de recolha de dados (sem tolerância horária inicial face à hora e local notificados). ▣Avaliação frequência/contínua/periódica: Aprovado se classificação ≥60% em 2 e em 3. ▣Avaliação exame (recurso/melhoria/especial): se cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame [ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos ($) da ESE-IPC]: 1. Classificação no trabalho experimental ≥60% ; 2. Participação presencial em aulas PL de recolha de dados ≥ 90%. ▣ Exame com provas teórica (70%/100%) e prática (30%/100%) na classificação final. Admissão oral: cf. com $.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os fundamentos e aplicações do Controlo Motor como área de estudo do comportamento motor.
2. Compreender os conceitos básicos e terminologia fundamental utilizada em aprendizagem motora.
3. Reconhecer as operações, os processos e os mecanismos subjacentes à prestação e aprendizagem motora.
4. Conhecer os modelos e as teorias explicativas do controlo e aprendizagem motora.
5. Compreender os fatores de aprendizagem e interpretação dos seus efeitos na aquisição e aprendizagem motora.
6. Aplicar os conteúdos da disciplina ao campo da Educação Física e do Desporto.

Programa

1. Performance, aprendizagem e medidas de desempenho motor.
2. Operações de Aprendizagem.
3. Fatores de aprendizagem: Instrução e demonstração; Organização da prática; Variabilidade das condições de prática e interferência contextual; Informação de retorno sobre o resultado.
4. Teorias e modelos de controlo motor e aprendizagem: Teoria da Informação; Teoria do circuito fechado; Teoria do esquema; Teoria dos sistemas de dinâmicos.
5. Parâmetros e invariantes do controlo motor.
6. Memória.
7. Transfer.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Prova teórica - 70.0%
  • - Prova prática - 30.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 30.0%
  • - Prova prática/apresentação oral - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Lohman T, Roche A, Martorell R (1988). Anthropometric Standardization Reference Manual. Human Kinetics. Champaigne.
Haywood & Getchell N (2014). Life Span Motor Development. Human Kinetics.
Neto, C. (1995). Motricidade e Jogo na Infância. Brasil: Editora Sprint, Lda.
Gallahue D & Ozmun J (2005). Compreendendo o Desenvolvimento Motor. São Paulo: Phorte Editora.
Gabbard C (1992). Lifelong motor development. Madison: Brown & Benchmark Publishers.
Malina R, Bouchard C, Bar-Or (2004). Growth, Maturation and Physical Activity. Human Kinetics. Champaigne.
Neto, C. (1997). Jogo & Desenvolvimento da Criança. Cruz Quebrada: Edições FMH.
Cordovil, R. & Barreiros,J,. (2014). Desenvolvimento motor na infância. Lisboa: Edições FMH.
Carter, J & Heath B (1990). Somatotyping – development and applications. Cambridge Studies in Biological Anthropology. Cambridge. Cambridge University Press.
Roche, A & Sun, S (2003). Human growth: assessment and interpretation. Cambridge. University Press.