Cozinha da Europa

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia terá como princípio básico a interdisciplinaridade, promovendo o desenvolvimento e a formação de indivíduos autónomos e críticos. Os conteúdos teórico-práticos serão apresentados através da exposição oral por parte do docente. Nas aulas práticas-laboratoriais serão adotadas as seguintes estratégias e procedimentos: Exposição oral das técnicas, demonstração, observação/correção dos trabalhos realizados pelos estudantes.
O processo de avaliação será efetuado por avaliação contínua ou por exame.
Por avaliação contínua:
Componente teórico-prática (30%)
•Projeto de realização de um menu europeu sustentável e respetiva apresentação oral.
Componente prática-laboratorial (50%)
Comportamento e atitudes (20%)
Por exame:
Componente teórico-prática (40%)
• Comonente prática-laboratorial (60%)

Resultados de Aprendizagem

•Identificar os mais relevantes territórios alimentares da Europa;
•Compreender o movimento de Slow Food no âmbito da gastronomia europeia;
•Reconhecer o papel da cozinha francesa e da cozinha italiana na gastronomia mundial;
•Reconhecer e executar as técnicas de cozinha mais utilizadas na Europa;
•Identificar os produtos mais característicos da cozinha europeia, bem como as iguarias mais representativas ;
•Confecionar e apresentar um conjunto de receitas de abrangência continental;
• Relacionar a identidade gastronómica com o território;
• Explorar a dieta mediterrânica como património imaterial da humanidade

Programa

•A singularidade dos produtos e das técnicas culinárias nos diferentes territórios europeus;
•A cozinha de Espanha;
•A cozinha de França;
•As cozinhas de Itália;
•As cozinhas do Centro da Europa;
•As cozinhas do Sul da Europa;
•As cozinhas do Leste da Europa;
•As cozinhas do Norte da Europa;
•As cozinhas do Mundo na Europa

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Componente Prática Laboratorial - 60.0%
  • - Componente Teórica-Prática - 40.0%
Avaliação Contínua
  • - Projecto - 30.0%
  • - Componente Prática-Laboratorial - 50.0%
  • - Comportamento e Atitudes - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baker, Cookie A. (s.d.). 101 easy greek traditional recipes. Cookbook Bocuse, Paul. (2010). La cuisine du marché. Flammarion
Carême, MarieAntonin. (2001) L’art de la cuisine française au XIX siècle. Tome 2. Elibron Classics
Child, Julia, et al. (2009). Mastering the art of french cooking. Vol. I e II.
Alfred A. Knopf
Corcos, Gabriele and Mazar, Debi.(2014). Extra virgen: recipes& ove from tuscan kitchen.Clarkson Potter
Dominé, André. (2001). Culinária – Especialidades europeias. Editora Konemann.
Escoffier, Auguste. (2009). Le guide culinaire. Flammarion
Larousse, Librairie. Larousse gastronomique: the world’s greatest culinary encyclopedia.
McNaughton, Thomas. (2014). Flour and water: Pasta. Tem Speed Press Petrini, Carlo. (2009) Slow food: princípios de uma nova gastronomia. São Paulo: Senac
Scicolone, Michele. (2010). The Italian Slow Cooker. Rux Martin/Houghton Mifflin Harcourt
Scicolone, Michele. (2013). The Mediterranean Slow Cooker. Rux Martin/Houghton Mifflin Harcour