Cozinha de Portugal

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia terá como princípio básico a interdisciplinaridade, promovendo o desenvolvimento e a formação de indivíduos autónomos e críticos. Os conteúdos teórico-práticos serão apresentados através da exposição oral por parte do docente. Nas aulas práticas-laboratoriais serão adotadas as seguintes estratégias e procedimentos: Exposição oral das téncicas, demonstração, observação/correção dos trabalhos realizados pelos estudantes.
O processo de avaliação será efetuado por avaliação contínua ou por exame.
Por avaliação contínua:
Componente teórico-prática (30%)
•Projecto de realização de um menu português sustentável e respectiva apresentação oral.
Componente prática-laboratorial (50%)
Comportamento e atitudes (20%)
Por exame:
Componente teórico-prática (40%)
• Componente prática-laboratorial (60%)

Resultados de Aprendizagem

•Reconhecer a  Cozinha Portuguesa como uma Cozinha Atlântico-mediterrânica;

•Conhecer as caraterísticas que melhor definem a Gastronomia Portuguesa;

•Explicar a importância da gastronomia como património imaterial nacional;

 •Identificar os fatores diferenciadores  da Cozinha Regional Portuguesa.

•Identificar os produtos regionais de maior relevância para a gastronomia;

•Preparar e confecionar iguarias de cozinha  portuguesa;

•Adoptar técnicas culinárias  inovadoras;

•Desenvolver receituários com produtos endógenos de cada região;

•Desenvolver a dimensão estética da gastronomia portuguesa.

Programa

•Definição do conceito de Cozinha Atlântico- mediterrânica na cozinha portuguesa;
•A cozinha Minhota – tradições, produtos e confeções;
•A cozinha de Trás-os-Montes – tradições, produtos e confeções;
•A cozinha das Beiras interiores – tradições, produtos e confeções;
•A cozinha da Beira Litoral – tradições, produtos e confeções;
•A cozinha do Ribatejo e da Estremadura – tradições, produtos e confeções;
•A cozinha de Lisboa – tradições, produtos e confeções;
•A cozinha Alentejana – tradições, produtos e confeções;
•A cozinha Algarvia – tradições, produtos e confeções;
•A cozinha da Madeira – tradições, produtos e confeções;
•A cozinha dos Açores – tradições, produtos e confeções;
•Confeção de diversos pratos das diferentes regiões de Portugal, de forma tradicional e criativa;
•Trabalhar os receituários regionais, com base nos produtos endógenos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Projecto - 30.0%
  • - Componente Prática-Laboratorial - 50.0%
  • - Comportamento e Atitudes - 20.0%
Exame
  • - Componente Teórica-Prática - 40.0%
  • - Componente Prática Laboratorial - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ermida, Hernâni. (s.d.). Cozinha Algarvia. Everest.
Ermida, Hernâni. (s.d.). Cozinha do Minho. Everest.
Fernandes, Graça Sá e Calvão, Naomi. (s.d.). Sabores judaicos – Trás-os Montes. Assírio & Alvim.
Lúcio, Manuel Camacho. (s.d.). Cozinha regional do Baixo Alentejo. Editorial Presença.
Modesto, Maria de Lourdes. (2012). A cozinha tradicional portuguesa. Verbo.
Modesto, Maria de Lourdes e Barbosa, Manuela. (2007). Queijos portugueses. Verbo.
Pinto, Margarida. (s.d.). Cozinha Alentejana. Everest.
Pinto, Margarida. (2011). Cozinha do Ribatejo e Estremadura. Everest. Saramago, Alfredo. (s.d.). Cozinha da Beira Interior. Assírio & Alvim. Saramago, Alfredo. (s.d.). Cozinha da Beira Litoral. Assírio & Alvim. Saramago, Alfredo. (s.d.). Cozinha de Lisboa e seu termo. Assírio & Alvim. Saramago, Alfredo. (s.d.). Cozinha do Minho. Assírio & Alvim.
Valente, Maria Odette Cortes. (2009). Tesouro da cozinha regional portuguesa. Temas e Debates.