Cultura dos Surdos

Conhecimentos de Base Recomendados

 N / A

Métodos de Ensino

A natureza da unidade curricular implica o recurso a metodologias diversificadas. Assim, para além da exposição sobre os diversos temas dever-se-á fomentar e privilegiar a pesquisa e discussão dos conteúdos programáticos por parte dos alunos. Procurar-se-á dar um cunho prático, propondo aos alunos tarefas de pesquisa in loco, ou seja, procurar-se-á fomentar a realização de trabalhos de pesquisa junto da Comunidade dos Surdos, a organização de momentos de debate, Seminários e/ou Conferências, bem como o relato de testemunhos de vivências pessoais (casos de Vida).  

A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento do IPC, pelo que os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação contínua ou avaliação por exame.

Avaliação contínua:
Trabalho de grupo de divulgação da Cultura Surda – 60.0%
Frequência – 40.0%

Avaliação por exame:
Exame – 100.0%

Resultados de Aprendizagem

Com a presente Unidade Curricular pretende-se que os alunos desenvolvam competências que os habilite a compreender e a divulgar a Cultura dos Surdos como forma de integração da Pessoa Surda. Por outro lado, pretende-se que sejam capazes não só de compreenderem a situação da Pessoa Surda, enquanto cidadão interveniente e participativo, com plenos direitos, mas que se tornem conscientes da sua responsabilidade na afirmação da Cultura dos Surdos. No final do semestre, espera-se que os alunos reconheçam os aspetos específicos da Cultura dos Surdos (entendendo os Surdos como grupo social caracterizado por uma identidade linguística e cultural própria) e tenham aprofundado os seus conhecimentos sobre os contextos e vivências reais das Comunidades Surdas.

Programa

– Cultura e Identidade Surda;
– A Comunidade Surda como um espaço de afirmação da Cultura Surda;
– Comunidades Surdas: história, educação, movimentos e Comunidade Surda Portuguesa;
– Divulgação e afirmação da Cultura Surda: Surdidade.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
  • - Trabalho individual - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baptista, José Afonso. Os Surdos na Escola. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2008.
Bhabha, Homi K. (1994), The Location of Culture, Routhedge. Disponível em http://www2.tf.jcu.cz
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. In: CASTELLS, Manuel. Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. v.2
Dores, A. (2008), Espírito de Submissão, Lisboa, Fundação C. Gulbenkian e FCT/MCES.
Dores, A. (2008), Espírito Marginal, Lisboa, Argusnauta.
Dores, A. (2010), Espírito de Proibir, Lisboa, Argusnauta.
Freire, Paulo. (2005), Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, 42.ª edição. Paz e Terra.
Garcia, V. (2010), Panorama da Inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Brasil, Trabalho de Educação e Saúde, v. 12 nº. 1, pp 165 – 187, Rio de Janeiro.
Goffman, E. (1988), Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro, Editora LTC.