Cultura Gastronómica na América e Ásia

Terá como princípio básico a interdisciplinaridade, promovendo o desenvolvimento e a formação de indivíduos autónomos e críticos. As aulas organizar-se-ão articulando momentos de intervenção estruturada pelos docentes, e momentos de partilha e debate em torno das questões em estudo, promovendo o desenvolvimento pessoal, social e cultural dos alunos. As metodologias assentam na lecionação de aulas essencialmente teóricas, onde serão favorecidos os métodos expositivo, interrogativo e ativo, assentando em casos práticos e trabalhos de investigação desenvolvidos pelos alunos. Durante as aulas desenvolver-se-ão atividades como o debate de artigos, apresentação e discussão de trabalhos e tertúlias.

Avaliação Contínua

– Duas frequências escritas (40%);

– Discussão de textos, realização de exercícios em contexto de aula, trabalhos de campo e apresentações orais (40%);

– Assiduidade e Comportamento (20%);

Avaliação por Exame

Realização de exame escrito final na data definida pela instituição.

– Entender a cultura gastronómica da América e da Ásia como expressão cultural e património imaterial;

– Identificar as principais regiões gastronómicas Americanas e Asiáticas;

Reconhecer a importância dos processos históricos, do clima, da geografia e da cultura na definição das diferentes características alimentares das regiões gastronómicas da América e Ásia;

– Identificar os produtos endógenos e exógenos mais comuns, técnicas culinárias específicas e influências culturais nas diferentes regiões gastronómicas.

– Reconhecer os rituais, tradições e particularidades alimentares mais características de cada continente;

-Identificar a cozinha dos diferentes países da América e da Ásia e os seus pratos mais emblemáticos;

– Reconhecer a gastronomia como alavanca para a evolução dos produtos turísticos na América e Ásia;

-O continente americano. Clima, geografia, sociedade e culturas como fatores de influência na construção das gastronomias regionais.

-Processos históricos de construção e características gerais das gastronomias da América: América do Norte; América Central; América do Sul.

-Produtos endógenos e exógenos: batata, milho, feijão, tomate, pimento, trigo, peru, gado suíno e bovino.

– Características gastronómicas regionais e as cozinhas mais emblemáticas: Estados Unidos da América, México, Perú e Brasil.

– O continente asiático. Clima, geografia, sociedade e culturas como fatores de influência na construção das gastronomias regionais.

-Processos históricos de construção e características gerais das gastronomias da Ásia: Ásia Ocidental, Ásia Central, Sudoeste Asiático, o o Extremo Oriente e o Pacífico.

-Produtos endógenos e exógenos: arroz, coco, soja, especiarias e peixe.

-Características gastronómicas regionais e as cozinhas mais emblemáticas: Índia, Tailândia, China e Japão e Oceânia.

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Frequência - 40.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Albala, K. (2011), Food Cultures of the world Encyclopedia, Greenwood.
Davidson, A. (2014), The Oxford companion to food. Oxford University Press, Oxford.
Ferrão, J. (2005), A aventura das plantas e os descobrimentos portugueses, Lisboa.
Gabaccia, Donna. (2002). We Are What We Eat: Ethnic Food and the Making of Americans. Cambridge: Harvard University Press
Katz, S. (2002), Encyclopedia of Food and Culture, Charles Scribner & Sons.
Kiple, K. e Ornelas, K. (2000), The Cambridge World History of Food, Cambridge University Press.
Ling, Kong Foong. (2002). The Food of Asia: Authentic Recipes from China, India, Indonesia, Japan, Singapore, Malaysia, Thailand and Vietnam. Periplus Editions
Montanari, M. (2006), La comida como cultura, Ediciones Trea, Gijón.
Pilcher, Jeffrey M.(2006). Food in World History. New York: Routledge.
Lovera, J. R. (2005), Food Culture in South America, Greenwood, Conneticut-London.
Van Esterik, P. (2008), Food Culture in Southeast Asia, Greenwood, Conneticut.