Cultura Gastronómica na Europa

N/A

A metodologia terá como princípio básico a interdisciplinaridade, promovendo o desenvolvimento e a formação de indivíduos autónomos e críticos. Metodologia: as aulas organizar-se-ão articulando momentos de intervenção estruturada pelos docentes, e momentos de partilha e debate em torno das questões em estudo, promovendo o desenvolvimento pessoal, social e cultural dos alunos. As metodologias a implementar assentam na lecionação de aulas essencialmente teóricas, onde serão favorecidos os métodos expositivo, interrogativo e ativo, assentando em casos práticos e trabalhos de investigação desenvolvidos pelos alunos. Durante as aulas desenvolver-se-ão atividades como o debate de artigos, apresentação e discussão de trabalhos e tertúlias.

Avaliação contínua

– Assiduidade; qualidade das intervenções orais; empenho; análise crítica de artigos; redação e apresentação oral de trabalho (60%).

– Trabalho escrito individual (40%)

Avaliação por exame

Exame escrito.(100%)

-Entender a cultura gastronómica da Europa como expressão cultural e património imaterial;

Entender a importância da gastronomia enquanto elemento/fator no desenvolvimento;

– Reconhecer o produto gastronómico como potenciador do desenvolvimento evolução dos produtos turísticos na Europa;

-Identificar as principais regiões gastronómicas Europeias;

– Reconhecer  rituais, tradições e hábitos gastronómicas  das diversas regiões;

-Caracterizar as diferentes cozinhas dos diferentes países da Europa;

– Conhecer produtos endógenos e tradicionais das diferentes regiões europeias;

– Identificar produtos gastronómicos Europeus qualificados.

– A evolução histórica da gastronomia europeia: a Idade Média e o Comércio com o Oriente; O Renascimento e a gastronomia; França e o século de ouro na cozinha; consequências alimentares da Revolução Industrial e da Revolução Científica.

– Conceitos e definições 😮 Homem como reflexo da alimentação; as implicações afetivas, culturais e sociais da alimentação;

– A alimentação do Homem na atualidade: cultura, gastronomia e turismo na Europa;

– A Dieta Mediterrânica – Património Imaterial da Humanidade;

– Tendências alimentares e ofertas gastronómicas;

-Caracterização das principais regiões gastronómicas da Europa: Europa do Norte; Europa de Leste; Europa Central; Europa do Sul;

-Rituais, tradições e tendências associados à gastronomia dos diversos países da Europa;

– A difusão  da cozinha francesa e italiana no contexto global;

-Produtos Europeus qualificados.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%

Aguilera, César. (2001). História da Alimentação Mediterrânica. Lisboa: Terramar Editora.

Brillat-Savarin. (2010). Fisiologia do gosto. Relógio d’Água.

Câmara, Fortunato da. (2011). Alimentos ao sabor da História. Colares Editora.

Fladrin, Jean-Louis; Montanari, Massimo. (1998). História da alimentação I – Dos primórdios à Idade Média. Lisboa: Terramar Editora.

Fladrin, Jean-Louis; Montanari, Massimo. (2001). História da alimentação II – Da Idade Média aos tempos actuais. Lisboa: Terramar Editora.

Keay, John. (2007). A rota das especiarias. Casa das Letras.

Sampaio, Albino M. P. Forjaz de. (2002). Volúpia: (a nona arte: a gastronomia). Editorial Notícias, 2ª edição.

Silva, Carlos Guardado da (coord.). (2007). História da alimentação. Torres Vedras: Câmara Municipal de Torres Vedras.

Soares, Carmen; Dias, Paula Barata (coords.). (2012). Contributos para a história da alimentação na antiguidade. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.