Currículo e Organização de Ensino

NA

A metodologia a adoptar deverá apoiar-se na capacidade de produção autónoma e colaborativa e nas competências de observação e intervenção educativa já desenvolvidas, num primeiro ciclo de formação. Nesse sentido, a metodologia conta com o contributo dos alunos no processo individual e colectivo de aprendizagem, orientada pelo docente.

Os conteúdos serão desenvolvidos através de aulas teórico-práticas, onde se fará a exposição de modelos, conceitos teóricos, bem como da análise e discussão de textos e legislação, realização de trabalho.

Nesta unidade curricular pretende-se contribuir para o desenvolvimento de competências de observação, análise e reflexão sobre Instituições escolares, enquanto realidade curricular e  organizacional. Neste sentido, o aluno deve ser capaz de: perceber a importância das variáveis curriculares e  organizacionais da educação nos processos de ensino-aprendizagem bem como no comportamento e atitudes dos Educadores/professores de Lingua Gestual Portuguesa ;compreender o papel do professor na gestão do currícular; conhecer os principais modelos de análise e de gestão organizacional,conhecer o Sistema Educativo Português, os seus princípios orientadores, a sua organização; Adoptar práticas conducentes à concretização das orientações explícitas na Lei de Bases do Sistema Educativo e no Regime de Autonomia e Administração das Escolas; identificar os diversos órgãos de gestão e departamentos de coordenação pedagógica e  respectivas competências.

1 – Currículo , Organização e Gestão do Ensino:

1.1 – O regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e do ensino básico

2 – Organização e Gestão Curricular Bilingue

2.2 Comunicação nas organizações e processo de liderança

Exame
  • - teste escrito - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - avaliação de caráter individual - 60.0%
  • - participação em sala de aula - 40.0%

LEITE, C.; LOPES,(2007) A Escola, Currículo e Formação de Identidades, ” Porto: Edições Asa

LIMA, L. C. (2001).A Escola como Organização Educativa. São Paulo: Cortez

LIMA, L. C. (2012. Administração Escolar: Estudos. Porto: Porto Editora

ROLDAO, M.C (2009) “Estratégias de ensino: o saber e o agir do Professor “Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

RICHARD A. Quantz (Org) (2012) Repensar a Gestão Escolar, Educação , Cultura e Democracia .Mangualde:Edições Pedagogo

SANCHES, M.F. et Al. (2007). Cidadania e Liderança Escolar. Porto: Porto Editora.

Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho