Currículos Funcionais e Transição para o Mundo do Trabalho

N/A

A formação terá uma orientação teórico-prática. O recurso ao trabalho individual alternará com o trabalho de grupo. Recorrer-se-á, entre outras metodologias, à análise de textos e vídeos e à realização de trabalhos práticos. A avaliação da unidade curricular resultará da conjugação dos seguintes elementos: apreciação do envolvimento e qualidade da participação e produção individual e em trabalho de grupo dos mestrandos ao longo das sessões. Trabalho individual 60%; trabalho individual (ou em grupo) desenvolvido no contexto letivo (40%). Este último trabalho será apresentado à turma no final do módulo.

Com esta unidade curricular, pretende-se contribuir para a aquisição / desenvolvimento das seguintes competências:
– Capacitar os docentes para a construção de currículos específicos individuais ajustados ao nível de funcionalidade dos alunos com NE.
– Preparar os docentes para a incrementação desses currículos específicos individuais, designadamente no reforço e desenvolvimento de competências específicas e organização do processo de transição para a vida pós-escolar destes alunos.
– Conhecer diferentes respostas de encaminhamento de jovens com NEE de carácter permanente para a vida pós-escolar.
– Refletir sobre o impacto da ação dos agentes educativos no encaminhamento destes alunos.

1 – A organização do currículo: perspetiva desenvolvimentista versus perspetiva funcional; a pertinência de um currículo numa perspetiva funcional;
2 – O desenvolvimento de currículos funcionais para alunos com deficiência mental;
3 – A cooperação entre profissionais, pais, outros familiares e elementos da comunidade educativa na implementação conjugada destes currículos;
4 – A importância do ensino cooperativo entre alunos;
5 – A transição para o mundo pós-escolar;
6 – Planos Individuais de Transição (PIT)

Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

Caleiras, J. (2008). A articulação das estratégias de emprego e inclusão social. Um overview português. Cadernos REAPN.
Costa, A..M et al. (1996). Currículos funcionais. IIE -Desenvolvimento Curricular na Educação Básica, vol I.
Costa, A.M et al. (2000). Currículos funcionais – Manual para a formação de docentes. IIE, Ministério da Educação.
Costa, A.M.et al. (2004). Educação e transição para a vida pós-escolar de alunos com deficiência intelectual acentuada: caracterização das respostas educativas proporcionadas aos alunos dos 2º e 3º ciclos com currículos alternativos ao abrigo do DL 319/91. Ministério da Educação. HAZARD, D., Filho, T , &. Rezende (2007). Inclusão digital e social da pessoas com deficiência. UNESCO.
Vieira, F.; Pereira M. (2003) . “Se houvera quem me ensinara…” A educação de pessoas com deficiência mental.(2ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkia .