Deontologia da Comunicação Social

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A primeira parte da aula será tendencialmente mais teórica, de exposição da matéria a lecionar. No entanto, códigos de ética e de conduta e as diversos regras deontológicas em estudo serão acompanhadas pelo debate e, em consequência, pela análise aprofundada de casos concretos (recolhidos junto das associações profissionais), no meio mediático nacional e internacional. Os alunos serão chamados a participar ativamente tornando esta disciplina teórico-prática. Segundo o Regime de Avaliação Contínua, o processo de avaliação de conhecimentos constará de: I. Um Teste Teórico de Avaliação (50%); II. Trabalho(s) Prático(s) de Grupo, a ser(em) apresentados na aula e por escrito, a partir de temas propostos (50% da nota final). Por Exame Final, os alunos devem inscrever-se nos prazos estabelecidos pela ESEC para o efeito.     

Resultados de Aprendizagem

a) Compreender os princípios fundamentais da ética e deontologia profissional do jornalista b) Compreender o funcionamento de um órgão de comunicação social e suas implicações na prática quotidiana da atividade jornalística c) Compreender as especificidades e a importância de um código deontológico para um profissional da informação perante a regulação externa da atividade d) Aprender e compreender o alcance da autonomia profissional nos media. 

Programa

I. A Ética e a Deontologia Profissional II. A Deontologia dos Jornalistas Portugueses III. As Salvaguardas da Autonomia do Jornalista IV. As condições em que trabalham e do que estão sujeitos no exercício da sua atividade     

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste teórico de avaliação - 50.0%
  • - Trabalhos práticos de grupo, escritos e apresentados na aula - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cornu, Daniel (2000), Jornalismo e Verdade, Lisboa: Edições Piaget.

Fidalgo, Joaquim (2009), O lugar da ética e da auto-regulação na identidade profissional dos jornalistas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Garcia, J. L., Graça, S. M. (2021), “O capitalismo de plataforma e o jornalismo sob a ameaça da tecno-mercantilização da informação (reloaded)”, in Matos, J. N.; Subtil, F. e Baptista, C. (org.). Os três “D” dos media: Desigualdade, Desprofissionalização e Desinformação. Odivelas: Outro Modo, pp. 42-54.

Garcia, José Luís, org. (2009), Estudos Sobre os Jornalistas Portugueses. Metamorfoses e Encruzilhadas no limiar do Século XXI, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.

Graça, Sara Meireles (2007), Os Jornalistas Portugueses: Dos Problemas de Inserção aos Novos Dilemas Profissionais, Coimbra, Minerva Coimbra

Códigos de Ética e Deontologia & Declarações de Princípios

Mesquita, Mário (2003), O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea, Coimbra, Minerva Coimbra.