Deontologia e Responsabilidade Social Empresarial

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a: i) sessões teórico-práticas, com componente expositiva inicial, de análise dos códigos deontológicos e referenciais internacionais e de discussão de trabalhos de grupo sobre os tópicos do programa; ii) sessões de cariz prático, em torno de situações que ilustram os conceitos adquiridos e onde se solicita a reflexão sobre o modo de atuação.

Cada estudante deverá constituir o seu dossiê de documentação, para consulta nas aulas e nos momentos de avaliação.

Por avaliação contínua:

Teste escrito no final do semestre: 50% da nota (NB: caso a avaliação tenha de ser realizada a distância, este elemento de avaliação contemplará ainda uma prova individual oral);

Trabalho de grupo: 40% da nota; Trabalhos em sala de aula: 10% da nota

Por exame:

Exame escrito (80%);

20%: um trabalho individual a definir com a docente no início do semestre e com entrega (inforestudante) no dia do exame. Válido para todas as épocas de exame.

1 – Exercer a prática profissional respeitando os valores individuais e coletivos da profissão e da organização, agindo de acordo com os cânones profissionais:

a) Saber agir segundo os códigos deontológicos da profissão;

b)  Saber interpretar o código ético de uma organização e retirar as diretrizes práticas para a ação.

2 – Agir em função dos interesses dos diferentes stakeholders e setores da sociedade de forma a promover uma atuação socialmente responsável da organização:

a) Conceber e executar ações de comunicação para os diversos públicos, integrando os princípios da responsabilidade social;

b) Saber destacar os aspetos da conduta socialmente responsável no discurso organizacional.

I – Introdução ao estudo da RSE: Responsabilidade Social Empresarial

II – Empresas e Direitos Humanos

III – Introdução ao estudo da Ética aplicada às profissões de Comunicação Organizacional

IV. Principais códigos em vigor em Portugal para as profissões da Publicidade, Marketing, Relações Públicas e Recursos Humanos/Comunicação Interna

Exame
  • - Exame - 80.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Frequência - 50.0%

Carroll, A. (2015). Corporate Social Responsibility: the centerpiece of competing and complementary frameworks. Organizational Dynamics, 44, 87-96.

Rasche, A, Morsing M. & Moon, J.(2017). Corporate Social Responsibility – Strategy, Communication, Governance. Cambridge Univ. Press

Rego A. et al.(2007), “Gestão ética e socialmente responsável: teoria e prática. Ed. RH.

Rego A., et al.(2013), Liderança para a sustentabilidade. Conjuntura Atual.

Rocha, A.S.(2010), Ética, deontologia e responsabilidade social.Vida Económica.

Santos M.J.N.,(2006) Responsabilidade social nas PME: casos em Portugal. Ed. RH.

Stravidou, M.& Vangchuay,S.(2017). Beyond Corporate Social Responsibility – A Human-Centred Approach to Business Ethics in the 21st century. ATDF Journal, v. 9, Issue 1, pp.70-86