Deontologia e Responsabilidade Social Empresarial

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:
i) sessões teórico-práticas, com uma componente expositiva inicial e de análise e discussão de casos, posteriormente,
ii) sessões práticas com a possibilidade de pôr em prática os conceitos adquiridos;
Na primeira aula de cada ano lectivo serão apresentados os objectivos e conteúdos programáticos da disciplina, bem como as metodologias de trabalho e de avaliação a praticar.
Ao longo das aulas será facultada bibliografia específica e documentação actualizada de apoio ao estudo dos diversos pontos do programa.
Avaliação:
De frequência
1) um teste escrito (70%):
2) 30% para trabalhos individuais ou de grupos nas aulas
Do exame:
1) um exame escrito
2) 20% um trabalho individual a articular com a docente o mais cedo possível. Para entrega no dia do exame. Válido para todas as épocas de exame

Resultados de Aprendizagem

1 – Exercer a prática profissional respeitando os valores individuais e colectivos da profissão e da organização, agindo de acordo com os cânones profissionais:
a) Saber agir segundo os códigos deontológicos da profissão;
b) Saber interpretar o código ético de uma organização e retirar as directrizes práticas para a acção.
2 – Agir em função dos interesses dos diferentes stakeholders e sectores da sociedade de forma a promover uma actuação socialmente responsável da organização:
a) Conceber e executar acções de comunicação para os diversos públicos, integrando os princípios da responsabilidade social;
b) Saber destacar os aspectos da conduta socialmente responsável no discurso organizacional.

Programa

I – Introdução ao estudo da RSE: Responsabilidade Social Empresarial
a.   Modelos americano e europeu
b.   Papel da ONU e outros organismos da ONU em questões relacionadas com RSE
II – Negócios e Direitos Humanos
a.   Principais documentos integradores e o papel desempenhado pelo Pacto Global das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
b.   Códigos de ética empresariais e principal norma da RSE: ISO 26000
c. Relatórios de sustentabilidade e instrumentos de avaliação da RSE
III – Introdução ao estudo da Ética aplicada às profissões de Comunicação Organizacional
a. O papel da auto-regulação
b. A Declaração Universal dos DIreitos Humanos como principal referencial
IV. Principais códigos em vigor em Portugal para as profissões da Publicidade, Marketing, Relações Públicas e Recursos Humanos/Comunicação Interna

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação de frequência
  • - Trabalhos de grupo em sala de aula/group works in the classroom - 30.0%
  • - Teste/test - 70.0%
Exame
  • - Trabalho individual sobre um dos tópicos estudados - 20.0%
  • - Teste - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Rego A., et al.(2013), Liderança para a sustentabilidade. Coimbra: Conjuntura Atual.

Rego A. et al.(2007), “8Gestão ética e socialmente responsável: teoria e prática. Lisboa: Ed. RH.

Buhmann, K., Roseberry, L.&Morsing, M. (ed)(2011). Corporate Social and Human rights responsibilities: global legal and management perspectives. Hampshire: Palgrave Macmillan

Stravidou, M.& Vangchuay,S.(2017). Beyond Corporate Social Responsibility – A Human-Centred Approach to Business Ethics in the 21st century. ATDF Journal, v. 9, Issue 1, pp.70-86

Códigos descritos no programa

Christensen, L.T., Morsing, M.& Thyssen, O.(2013). CSR as aspirational talk. Organization 20(3), pp. 372-393

Rasche, A, Morsing M. & Moon, J.(2017). Corporate Social Responsibility – Strategy, Communication, Governance. Cambridge: Cambridge Univ. Press

Rocha, A.S.(2010), Ética, deontologia e responsabilidade social. Porto: Vida Económica.

Santos M.J.N.,(2006) Responsabilidade social nas PME: casos em Portugal. Lisboa: Ed. RH.