Dependência e Sociedade

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é variada e procura promover uma aprendizagem ativa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão de tópicos ou exercícios.
Cerca de metade das sessões serão iniciadas com uma exposição a cargo de um docente, seguindo-se-lhe uma discussão de tópicos relacionados com o tema em análise onde os alunos são incentivados a intervir.
As outras sessões serão eminentemente práticas com resolução de exercícios, apresentação de resultados e discussão de implicações dos temas de ensino para a prática de gestão de organizações e sistemas de saúde. Os seminários consistem de trabalho de grupo com a presença de um docente, onde se desenvolve a discussão aprofundada dos temas de ensino.
Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%), efetuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo atividade em grupo (40%)
Avaliação individual (40%) é implementada com desenvolvimentos relacionados com a matéria lecionada.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir conhecimentos relativos à importância dos comportamentos aditivos e da sua relação com a saúde, numa perspetiva neurobiológica e social.
Compreender a evolução dos paradigmas da saúde e a sua contextualização nas políticas públicas (tratamento e prevenção da doença e promoção da saúde).
Explorar as diferenças e complementaridades dos paradigmas patogénico e salutogénico na origem das políticas de saúde.
Analisar criticamente a relevância dos conceitos que estão na génese da saúde (e.g. sentido de coerência) e tendências teóricas do pensamento relacionado com a promoção da saúde e sua operacionalização.
Analisar o papel da OMS no acentuar da relevância do paradigma salutogénico e suas implicações na atualidade no campo da promoção da saúde e políticas públicas saudáveis.
Desenvolver a comparação e integração de modelos teóricos e medidas de saúde com o trabalho empírico.
Descrever metodologias de investigação no campo das políticas públicas saudáveis e a aplicabilidade ao contexto atual e no âmbito da abordagem dos problemas da doença em Portugal.

 

Programa

– Classificação dos tipos de dependências;
– Causas e consequências da adição;
– Neurobiologia da adição.
– Políticas Públicas de Saúde (PPS): stewardship ou provedoria:
a) agenda, contexto, processos de governação e resultados.
b) Implementação de PPS: evolução dos sistemas de saúde e conceção de cuidados de saúde primários.
– Os alicerces PPS no contexto EUROPA 2020
a) modelos e declarações de intenção da OMS nas PPS
b) argumento político, estilos de vida saudáveis e promoção de saúde
– Formulação de PPS e processo de decisão: conceitos, práticas, metas, desempenho, processos de formulação
a) modelos teóricos no campo da saúde
b) análise crítica e relevância da evidência em saúde e PPS
– Princípios e práticas de promoção da saúde e agenda política
a) o empoderamento e a literacia para a saúde
b) estudo de caso: intervenção em educação para a saúde e princípios de promoção da saúde na agenda política (RENASCERES)
– Da política ao cidadão
a) do desenvolvimento e translação do conhecimento em saúde à decisão
b) aplicação em PT do conceito de saúde conducente à implementação de PPS eficazes e eficientes

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Frequência - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Oliver,A., Mossialos, E., European Health Systems Reforms: Looking Backwards to See Forward? Journal of Health Politics, Policy and Law, 30(1,2):7-28, 2005.
Saboga-Nunes L, Levin-Zamir D, Rabius V. Tobacco still a major killer- will we achieve the end game? European Journal of Public Health. 2017;27-4:22–5. Doi: org/10.1093/eurpub/ ckx161
Saboga-Nunes L. Literacia para a saúde e a conscientização da cidadania positiva. Revista Referência. 2014, III Série – Suplemento:95-9.
Saboga-Nunes L. Controlo do Tabagismo in Sistema de saúde português: 10/30 anos: razões para continuar in Relatório da Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, 2009 – Lisboa: OPSS, 2009. pp 42 – 50 – coordenação Prof. Pedro Ferreira.
Saboga-Nunes L. Promoção e protecção da saúde. Implementação do Plano Nacional de Saúde in Luzes e Sombras: a governação da saúde, Relatório da Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, 2007 – Lisboa: OPSS, 2007. pp 159 – 186 – coordenação Prof. Pedro Ferreira.
WHO 1997 Health for all for the twenty-first century: the health policy for Europe, Copenhagen: WHO, 1997.