Desenho Assistido por Computador

Nenhuns

Nas aulas é utilizado o método expositivo no processo ensino/aprendizagem dos conhecimentos fundamentais sobre desenho técnico. Complementado pela realização de exercícios sobre as matérias lecionadas com discussão das soluções.

Objetivos: Facultar conceitos fundamentais que permitam aos alunos a leitura, a compreensão, a interpretação e a realização de desenhos e esquemas técnicos, em projeções ortogonais e em perspetivas. Pretende-se, também, que tomem conhecimento das principais normas internacionais associadas ao Desenho Técnico e que tenham conhecimento sobre os mais recentes programas de desenho assistido por computador em modelação tridimensional paramétrica.

Competências genéricas: Promover a troca de ideias e discussão de problemas e soluções; Desenvolver hábitos de autoaprendizagem e organização.

Competências específicas: Saber interpretar e executar desenhos e esquemas técnicos utilizando meios tradicionais ou utilizando os mais recentes programas de desenho assistido por computador em modelação 3D.

1. Noções básicas.
Introdução ao Desenho. Desenho Técnico como linguagem de comunicação universal. Normas de desenho técnico. Tipos de linhas. Folhas de desenho. Margens e esquadrias. Legendas. Listas de peças. Escalas.
   2. Projeções ortogonais.
Método europeu e americano. Seleção de vistas. Vistas auxiliares, parciais, deslocadas e locais. Desenho à mão livre.
   3. Cortes e secções.
Interpretação convencional. Planos de corte. Cortes especiais. Cortes parciais. Elementos que não se cortam. Secções.
   4. Cotagem.
Elementos de cotagem. Inscrição de cotas. Critérios de cotagem.
   5. Perspectivas.
Tipos de perspectivas. Desenho de perspectivas isométricas. Desenho da perspectiva isométrica da circunferência.
   6. Sistemas CAD 3D.
Filosofia de modelação. Criação de modelos tridimensionais. Conjuntos. Projeções ortogonais. Recursos de desenho. Cotagem. Desenhos de conjunto. Criação de Animações/Apresentações.

• Costa, A. (2012). Autodesk Inventor – Curso Completo. FCA Editora. Lisboa.   (Biblioteca do ISEC cota: 1A-3-221. ISBN  978-972-722-607-8).

• International standard ISO 128 (1982). Technical drawings – General principles of presentation. ISO. Genève.  (Biblioteca do ISEC cota: 2-6-40).

• International standard ISO 129 (1985). Technical drawings – Dimensioning – General principles, definitions, methods of execution and special indications. ISO. Genève.   (Biblioteca do ISEC cota: 2-6-41).

• Morais, J.M.S. (1994). Desenho Básico 1. 26ª edição. Porto Editora. Porto.   (Biblioteca do ISEC cotas: 4-7-63; 4-7-64; 4-7-65).

• Morais, J.M.S. (2007). Desenho Técnico Básico 3. 24ª edição. Porto Editora. Porto.   (Biblioteca do ISEC cotas: 4-7-69; 4-7-70; 4-7-71. ISBN: 972-96525-2-X).

• NP-671 (1973). Desenho técnico – Representação convencional – Convenções de utilização geral. IGPAI. Lisboa.   (Biblioteca do ISEC cota: 2-6-271).

• Silva, A., Ribeiro, C. T., Dias, J., e Sousa, L. (2008). Desenho Técnico Moderno . 8ª edição, Lidel – Edições Técnicas. Lisboa.    (Biblioteca do ISEC cotas: 4-7-66; 4-7-67;4-7-68. ISBN: 978-972-757-337-0).