Desenho Assistido por Computador

Nenhuns.

Os alunos começam por apreender os conhecimentos básicos sobre desenho técnico e contactar com as principais normas ISO de desenho técnico. De seguida, estudam sucessivamente as várias matérias que lhe permitem ler, interpretar e desenhar em projecções ortogonais e perspectivas.
Por fim, por meio do software AutoCAD, utilizam as mais recentes ferramentas de modelação 2D para desenhar, cotar, e fazer apresentações de peças e conjuntos da área da engenharia mecânica.

Objectivos: Fornecer conceitos fundamentais que permitam aos alunos a leitura, compreensão, interpretação e realização de desenhos e esquemas técnicos, em projecções ortogonais e em perspectivas. Pretende-se também que, tomem conhecimento das principais normas internacionais que lhe estão associadas bem como das mais recentes ferramentas de desenho assistido por computador em 2D. Competências genéricas: Promover a troca de ideias e discussão de problemas e soluções; Desenvolver hábitos de autoaprendizagem. Competências específicas: Saber elaborar desenhos e esquemas técnicos, quer utilizando meios tradicionais, quer fazendo uso das mais recentes ferramentas de desenho assistido por computador em 2D.

1. INTRODUÇÃO AO DESENHO TÉCNICO
Normas de desenho técnico; Tipos de linhas; Folhas de desenho; Legendas; Margens e esquadrias; Listas de peças; Escalas.
2. PROJECÇÕES ORTOGONAIS
Método europeu e método americano; Representações em múltiplas vistas; Significado das linhas; Vistas necessárias, vistas suficientes e escolha de vistas; Vistas parciais, deslocadas e interrompidas; Vistas auxiliares; Aplicações.
3. CORTES E SECÇÕES
Interpretação convencional; Planos de corte; Cortes por planos paralelos ou concorrentes; Secções; Aplicações.
4. PERSPETIVAS
Tipos; Noção de volume; Desenho de perspetivas isométricas; Aplicações.
5. COTAGEM
Elementos de cotagem; Inscrição de cotas; Critérios de cotagem; Aplicações.
6. SISTEMAS CAD 2D
Interface com o utilizador; Sistema de coordenadas; Ferramentas básicas de desenho; Ferramentas básicas de edição; Noção de pontos notáveis; Tipos de linha; Comandos de visualização; Tracejado; Blocos, Atributos e Referência externa de ficheiros: Criação e inserção de blocos e atributos; Associação e gestão de referências externas; Layers: Gestão de layers; Manipulação de layers; Propriedades de entidades das layers; Cotagem: Cotar desenhos; Criar cotas lineares, radiais e de diâmetros. Cotas em série e em paralelo; Impressão: Definição de layout; Impressão de desenhos; Escalas de plotagem; Projeto de desenho assistido por computador.

Avaliação Contínua
  • - Avaliação Desenho Assistido por Computador - 30.0%
  • - Avaliação Desenho Tradicional - 70.0%

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

SILVA, A., RIBEIRO, C., DIAS, J., SOUSA, L (2013) – DESENHO TÉCNICO MODERNO, Ed. FCA (disponível na Biblioteca do ISEC: 4-7-66)

MORAIS, J.S. (2015) – DESENHO TÉCNICO BÁSICO – III VOLUME, Ed. Porto Editora (disponível na Biblioteca do ISEC: 4-7-69)

CUNHA, L. V. (1982) – DESENHO TÉCNICO, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (disponível na Biblioteca do ISEC: 4-7-42)

GARCIA, J. (2015). AutoCAD 2015 & AutoCAD LT 2015 – CURSO COMPLETO, Ed. FCA (disponível na Biblioteca do ISEC: 1A-9-94)