Desenho I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As diferentes metodologias conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular irão ser:
– Componente teórica: exposição oral orientada para os conteúdos previstos com recurso à projeção de imagens;
– Componente prática: acompanhamento e orientação do trabalho dos alunos.
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:

– Avaliação contínua;
– Exame.

A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

Avaliação contínua
– Trabalhos práticos – peso de 75% na avaliação global.
– Diário gráfico: 25%

Exame
– Domínio dos conteúdos programáticos – peso de 100% na avaliação global do exame.

Resultados de Aprendizagem

1. Reconhecer as principais obras e autores de arte e de desenho e contextualiza-las no seu espaço temporal e cultural;
2. Adquirir o domínio das técnicas de desenho e respetivas variantes;
3. Desenvolver estratégias e estilos de expressão próprios;
4. Desenvolver a capacidade de representação de forma e volume;
5. Saber utilizar fatores de observação tridimensional;
6 Conceber estudos de desenhos de espaço interior;
7. Domínio de representação de luz e sombra;
8. Conhecer, compreender e aplicar todas as fases de processo criativo do desenho e as principais funções comunicacionais e artísticas da imagem.

Programa

1. PERCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO OBJETO
– Introdução ao desenho à vista: conceito e história;
– Distinção entre olhar, ver, e crer;
– Elementos da linguagem visual: ponto, linha, plano, volume, cor, textura e tamanho;
– Organização formal: composição, forma/fundo, simetria/assimetria, proporção, equilíbrio, contraste, estática/dinâmica/cinética;
– Desenho de Observação;
– Desenho linear e volumétrico;
– Desenho expressivo, analítico e diagramático;
– Análise estrutural da forma;
– Técnicas, materiais e suportes;

2. REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO
– Fatores de observação tridimensional: perspetiva; pontos de fuga; volumetria;
– Estudos de desenho de espaço interior, exterior, arquitetónico e natural;
– Elementos estruturais da paisagem urbana;
– Luz, sombra, transparências, insolação;

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Diário gráfico - 25.0%
  • - Trabalhos práticos - 75.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Betti, C.; Sale, T. (2011). Drawing – A Contemporary approach. Wadsworth Publishing

Cullen, G. (2006) Paisagem Urbana, Edições 70

D’Amelio, J. (2004). Perspective Drawing Handbook, Courier Dover Publications

Edwards, B. (1999). The new drawing on the right side of the brain. Putman Pinguim

Kandinsky, W. (2017). Ponto, Linha, Plano. Edições 70

Mayer, R. (1992). Materiales y Técnicas del Arte. Editorial Herman Blume

Parramón, J. (1994). A Perspectiva na Arte. Editorial Presença

Simões, E.; Tiedemann, K. (1985). Psicologia da Percepção. E.P.U.