Desenho I

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomendado conhecimentos básicos de representação

Métodos de Ensino

19.1 As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrarse-
ão em três componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica – exposição oral orientada para os conteúdos previstos, recorrendo sempre que
possível a recurso multimédia;
-Componente prática – exercícios práticos de exploração e consolidação dos contéudos da uni-dade
curricular.
– Componente teórico-prática – estudo e apresentação de obras/produções;

Resultados de Aprendizagem

16.1 Reconhecer as principais obras e autores de Arte e de Desenho e contextualiza-las no seu espaço
temporal e cultural;
16.2 Adquirir o domínio das técnicas de desenho e respectivas variantes;
16.3 Desenvolver estratégias e estilos de expressão próprios;
16.4 Desenvolver a capacidade de representação de forma e volume;
16.5 Domínio Sobre proporção, escala e anatomia da figura humana;
16.6 Saber utilizar fatores de observação tridimensional;
16.7 Conceber estudos de desenhos de espaço interior;
16.8 Dominio de representação de Luz e sombra;
16.9 Conhecer , compreender e aplicar todas as fases de processo criativo do Desenho e as princi-pais
funções comunicacionais e artísticas da imagem.

Programa

17.1. REPRESENTAÇÃO DA FIGURA HUMANA
17.1.1 Contextualização teórica da história do Desenho com incidência nas obras realizadas em Portugal e
na Europa;
17.1.2 Experimentação de materiais e riscadores secos: grafite; carvão; pastel;
17.1.3 Apresentação das diferentes técnicas e estilos expressivos de Desenho: Desenho Diagramático;
Desenho de esboço; Desenho de contorno; Desenho de massa; entre outros
17.1.4 Introdução ao Desenho à vista – a tridimensionalidade registada sob um plano bidimensional
17.1.5 Figura Humana e Anatomia – conhecimentos básicos de estruturação, proporção, escala e volumes
17.2. REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO HABITADO
17.2.1 Fatores de observação tridimensional: perspectiva; pontos de fuga; volumetria
17.2.2 Estudos de desenho de espaço interior, exterior, arquitectónico e natural, através de diferentes
materiais e técnicas
17.2.3 Luz e Sombra: Desenhar volumes através da ausência de mancha
17.2.4 Estudo comparativo das possibilidades narrativas e estéticas

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Diário gráfico - 25.0%
  • - Trabalhos realizados em aula - 75.0%
Avaliação Por Exame
  • - Componente teórica - 20.0%
  • - Componente prática - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

MOLINA, J.; CABEZAS, L.; COPÓN, M. (2006). Los Nombres del Dibujo. Madrid: Cátedra.

SIMBLET, S. (2009). Sketch Book For the Artist. Londres: DK Publishing.

AA. VV. (2008). Maestros Modernos del Dibujo. Colección Abelló. Madrid: Museo Thyssen-Bornemisza.

CALHAU, F.; CASTRO C.; FARIA, N. (2000). O Génio do olhar: Desenho como disciplina 1991-1999. Lisboa: Instituto de Arte Contemporânea, 2000.

SIMBLET, S. (2011). Desenho. São Paulo: Ambientes & Costumes Editora.

CHING, Francis D. K. e JUROSZEK, Steven P. (2001). “Representação gráfica para Desenho e Projecto”, Tradução: ed. Gustavo Gili.

OLAIO, A. (2006) Desenho, perceção e investigação formal. Coimbra: IUC

DERDYK, E. (2007) Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Ed. SENAC.