Desenho II

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

19.1 Apresentação e análise trabalhos de artistas visuais ou artistas gráficos.?19.2 Orientação e acompanhamento dos trabalhos em oficina.?19.3 Entrevistas para crítica e avaliação das propostas de trabalho.?19.4 A unidade curricular poderá ser realizada nas modalidade de frequência ou de exame. 19.5 Processo de avaliação final: Portefólio A – 25%; Portfefólio B – 25%; Portefólio final – 50%.
19.6 Exame: apresentação de Portefólio final – 35%; e prova prática de desenho – 65%.

Resultados de Aprendizagem

16.1 Aprofundar e consolidar conhecimentos das técnicas de desenho;?16.2 Realizar estudos preparatórios, de cor, com aplicações à exploração gráfica, pintura e ilustração; 16.3 Aprofundar a prática da observação e registo de diversos objectos e espaços exteriores e interiores; 16.4 Desenvolver a prática do desenho em oficina;?16.5 Experimentar propostas de interpretação pessoal das linguagens gráficas contemporâneas;?16.6 Desenvolver estratégias de composição adequadas para uma abordagem conceptual.

Programa

17.1 Técnicas básicas
17.1.1 Desenho a pastel macio
17.1.2 Desenho a pena, aparo, e canetas de feltro e estilográficas
17.1.3 Desenho a pincel
17.2 Desenho contemporâneo
17.2.1 Contorno
17.2.2 Forma positivo/negativo silhuetas nivelamento
17.2.3 Movimento
17.2.4 Espaço
17.2.5 Textura
17.2.6 Tom claro-escuro, modelação do volume, iluminação, sombras, crosshatching (linhas cruzadas)
17.3 Materiais, suportes e acessórios
17.3.1 Pastéis – macios ou duros. Canetas e tintas de escrever, desenhar e pintar aguadas (tinta da china, aguarela líquida. Pincéis
17.3.2 Papéis para desenho. Papel liso e texturado. Papel branco e de cor
17.3.3 Acessórios: borrachas, esfuminhos. Lâminas de corte e afiadores. Prancheta. Fixadores. Pastas para guardar as folhas de papel; papéis de desenho
17.4 Práticas de desenho
17.4.1 Interação entre visualização, representação e conhecimento
17.4.2 Interação entre imaginação, imagens e fantasia
17.4.3 Conceptualização, grandes formatos, escala e publicação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Prova Prática de desenho - 65.0%
  • - Portfolio - 35.0%
Avaliação Contínua
  • - Portfolio B - 25.0%
  • - Portfolio A - 25.0%
  • - Portfolio C - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Edwards, Betty (1999). The New Drawing on the Right Side of the Brain. New York: Putnam Penguin.

Armani, E.P. (1999). Dibujo. in Corrado Maltese (Coord.) Las Tecnicas Artisticas, Manuales Arte Catedra. Madrid: Ediciones Catedra, pp. 219-233

Ching, Francis D.K. (1998). Design Drawing. New York: John Wiley and Son.?

Jameson, Kenneth (1995). Desenhar. Lisboa: Editorial Presença.?

Metzger,Phil (1988). A Perspectiva sem Dificuldade.

Gill,Robert W. (1994). Manual of Rendering with Pen and Ink. Revised and enlarged edition. London:Thames and Hudson.

Fuga, Antonella (2005). Techniques et matériaux des arts. Paris: Éditions Hazan.

Harrison, Hazel (2005). The Encyclopedia of Drawing Techniques. London: Headline.

Gair, Angela (2002). The Drawing Course: A Step-by-Step Guide. Leicestershire: Abbeydale Press.

Armani, E.P. (1999). Dibujo. in Corrado Maltese (Coord.) Las Tecnicas Artisticas, Manuales Arte Catedra. Madrid: Ediciones Catedra, pp. 219-233.?
Ching, Francis D.K. (1998). Design Drawing. New York: John Wiley and Son.?
Fuga, Antonella (2005). Techniques et matériaux des arts. Paris: Éditions Hazan.
Edwards, Betty (1999). The New Drawing on the Right Side of the Brain. New York: Putnam
Penguin. Dexter,Emma (2005). Vitamin D:New Perspectives in Drawing. Phaidon Press.?
Gair, Angela (2002). The Drawing Course: A Step-by-Step Guide. Leicestershire: Abbeydale Press.
Gill,Robert W. (1994). Manual of Rendering with Pen and Ink. Revised and enlarged edition. London:Thames and Hudson.
Harrison, Hazel (2005). The Encyclopedia of Drawing Techniques. London: Headline. Harrison,
Hazel (2005). The Encyclopedia of Watercolour Techniques. London: Headline.
Jameson, Kenneth (1995). Desenhar. Lisboa: Editorial Presença.?
Metzger,Phil (1988). A Perspectiva sem Dificuldade.

Harrison, Hazel (2005). The Encyclopedia of Watercolour Techniques. London: Headline.

Dexter,Emma (2005). Vitamin D:New Perspectives in Drawing. Phaidon Press.