Desenho III

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
As opções metodológicas centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórico-prática – realização de trabalhos pelos alunos e respetiva orientação docente.
– Componente prática – acompanhamento e orientação de trabalhos dos alunos.
6.2 A unidade curricular poderá ser realizada por avaliação contínua ou avaliação por exame.
A avaliação contínua implica a realização de 4 trabalhos teórico-práticos que terão os seguintes pesos: 1.º trabalho – 20%; 2.º trabalho – 40%; 3.º trabalho – 20%; 4.º trabalho – 20%. O exame terá uma componente teórica, com um peso de 30%, e uma componente prática, com um peso de 70%.

Resultados de Aprendizagem

3 Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) 3.1 Explorar práticas de desenho alternativas e de desenho digital;
3.2 Compreender e analisar diferentes tipologias e práticas do desenho conceptual em diferentes modalidades de expressão e comunicação;
3.3 Desenvolver práticas de desenho, tendo em vista propostas de soluções criativas adequadas aos conceitos pré-definidos.

Programa

4 Conteúdos programáticos 4.1 PRÁTICAS EM DESENHO DIGITAL E ALTERNATIVAS
4.1.1 Técnicas gráficas convencionais vs não-convencionais
4.1.2 Técnicas gráficas alternativas
4.1.3 Técnicas de desenho vetorial
4.1.4 Edição de imagens: convencionais, fotográficas e digitais
4.1.5 Criação de imagens digitais
4.2 DESENHO CONCEPTUAL
4.2.1 Ideia
4.2.2 Projeto
4.2.3 Comunicação
4.2.4 Intervenção
4.3 PRÁTICAS EM DESENHO CONCEPTUAL
4.3.1 Definição do problema e sua explicitação
4.3.2 Técnicas de reprodução e publicação
4.3.3 Técnicas de apresentação
4.3.4 Arte final

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Componente prática - 70.0%
  • - Componente teórica - 30.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho teórico-prático 4 - 20.0%
  • - Trabalho teórico-prático 3 - 20.0%
  • - Trabalho teórico-prático 1 (20%); Trabalho teórico-prático 2 (40%) - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Casa da Cerca (2014). O desenho está na moda: trendy design. Casa da Cerca.
Dollens, D. (2002). De lo digital a lo analógico.Gustavo Gili.
Fuga, A. (2005). Techniques et matériaux des arts. Éditions Hazan
Giannetti, C.(2002). Estética digital. Sintopía del arte, la ciencia y la tecnologia. Ed. Langelot.
Gómez , J. (1999). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporâneo, Ediciones Cátedra.
Heskett, J. (2008). El diseño en la vida cotidiana. Gustavo Gili
Manovich, L. (2001). The Language of New Media. Massachusetts Institute of Tecnhology.
Menegotto, J. & Araujo, T. (2000). O Desenho Digital: Técnica e Arte. Interciência.
Paul, C. (2003). Digital Art.Thames & Hudson ltd.
Prada, J. (2012). Prácticas artísticas e Internet en la época de las redes sociales. Editorial A
Wire, D. & Laing, J. (1995). Encyclopedia of Signs and Symbols. Studio Editons.