Desenvolvimento de Competências Académicas

N/A

Os conteúdos serão trabalhados através de aulas teórico práticas que incluem momentos expositivos, realização de exercícios práticos, tarefas de pesquisa bibliográfica, bem como análise de textos e artigos científicos.

Relativamente à avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento da Escola Superior de Educação. Os alunos escolherão a avaliação contínua ou a avaliação por exame.

1. A avaliação contínua contempla a conjugação dos seguintes elementos: prova(s) escrita(s) individual(s) (50%); trabalhos de pesquisa e/ou aplicação (40%); resolução de problemas práticos e qualidade da participação nas atividades em sala de aula (10%).

2. A avaliação por exame constará de uma prova escrita sobre toda a matéria sumariada.

No final desta UC os estudantes devem ser capazes de:

– Pesquisar e consultar informação bibliográfica em bases de dados de referência

– Construir um plano de um trabalho académico

– Elaborar um trabalho académico e apresentá-lo sob a forma de artigo ou comunicação científica

– Utilizar as normas de citação bibliográfica da APA

1. O tema ou problema de investigação / estudo

2. Métodos de pesquisa bibliográfica

3. Consulta de bases de dados de artigos científicos

4. Competências de comunicação académica

4.1. Elaboração de um trabalho académico

4.2. Redação de um artigo científico

4.3. Apresentação de comunicações

5. Normas de citação bibliográfica (APA)

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho de investigação - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Frequência - 50.0%

Aragão e Pina, J. (2014). Como fazer apresentações em 10 etapas. Lisboa: Pactor.

Azevedo, M. (2011).  Teses, relatórios e trabalhos escolares: sugestões para estruturação da escrita (8ª ed.). Lisboa: Universidade Católica Editora.

Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas (2ª ed.). Coimbra: Almedina.

Gonçalves, S. (Coord.). (2018). Ética e rigor na escrita académica. Coimbra: CINEP/IPC. Instituto Politécnico de Coimbra.

Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (2018). Referências bibliográficas, normas e estilos APA 6th.

Lakatos, E. M. & Marconi, M. A. (2011). Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos: pesquisa bibliográfica, projecto e relatório, publicações e trabalhos científicos (7ª ed.). São Paulo: Atlas.

Rodrigues, L. C. S. (2018). Escrita académica: sintetizar e parafrasear a partir de várias fontes. Coimbra: CINEP/IPC.