Desenvolvimento de Produtos Turísticos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia reparte-se entre as seguintes atividades:
– Aulas teórico-práticas de modo a dotar os alunos de conceitos essenciais para a aprendizagem e construção criativa;
– Desenvolvimento de trabalhos a apresentar em sala de aula, promovendo o espirito crítico e o debate de ideias;
– Sessões de orientação tutorial destinadas a acompanhar e supervisionar o trabalho autónomo não presencial desenvolvido pelos alunos.
Os(as) alunos(as) deverão escolher uma das seguintes modalidades de avaliação: Avaliação Contínua ou Exame Final. A avaliação contínua é baseada nos seguintes parâmetros de avaliação:
i) prova individual de avaliação de conhecimentos (40% da nota final);
ii) realização e apresentação de um trabalho de grupo (50%);
iii) participação e interesse nos trabalhos realizados nas aulas (10%).
O exame final integra uma prova escrita com um peso de 100%.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
– Compreender o conceito de produto e de destino turístico;
– Conhecer as características dos principais produtos turísticos;
– Reconhecer os produtos turísticos estratégicos para Portugal;
– Identificar oportunidades e desafios no desenvolvimento de novos produtos alinhados com a Estratégia de Turismo 2027;
– Identificar a capacidade competitiva de Portugal no desenvolvimento de os produtos turísticos suscetíveis de satisfazer as necessidades dos consumidores;
– Compreender os princípios do Desenho Universal e reconhecer a sua importância no desenvolvimento de produtos turísticos acessíveis;
– Identificar oportunidades e desafios no desenvolvimento de novos produtos;
– Propor formas alternativas e inovadoras de produtos turísticos suscetíveis de valorizar as características endógenas dos territórios e promover o seu desenvolvimento de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.

Programa

1. Introdução
1.1. Conceito, componentes e características do produto turístico
1.2. Conceito de destino turístico
1.2. Ciclo de vida do produto/destino turístico

2. A estratégia Nacional de Turismo
2.1. Linhas de Desenvolvimento Estratégico
2.2. Objetivos estratégicos e a relação com os ODS

3. Enquadramento conceptual, evolução, tendências e análise da oferta efetiva e potencial em Portugal dos seguintes produtos turísticos:
3.1. Turismo de Natureza / Ecoturismo
3.2. Turismo de Saúde e Bem-Estar
3.3. Turismo Desportivo: Golfe e Náutico
3.4. Turismo Cultural e Turismo Religioso
3.5. Gastronomia e Vinhos e Turismo em Meio Rural
3.6. Turismo de Negócios
3.7. Outros produtos turísticos inovadores

4. Turismo Acessível
4.1. Enquadramento e conceptualização
4.2. A oferta turística acessível: uma visão sistémica
4.3. Fatores de crescimento
4.4. O Turismo Acessível em Portugal: Casos de Boas práticas

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

• Björk, P. & Kauppinen-Räisänen, H. (2014). Culinary-gastronomic tourism – a search for local food experiences. Nutrition & Food Science. 44 (4),294-309
• Devile, E. L., & Moura, A. A. (2021). Travel by People With Physical Disabilities: Constraints and Influences in the Decision-Making Process. In C. Eusébio, L. Teixeira, & M. Carneiro (Ed.), ICT Tools and Applications for Accessible Tourism (pp. 55-73). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-6428-8.ch003
• Fennell, D.A. (2014). Ecotourism. New York: Routledge.
• Fullagar, S., Kevin, W. & Markwell, E. (2012). Slow Tourism Experiences and Mobilities, Channel View Publications.
• Richards, G. (2007). Cultural Tourism: Global and local perspectives. Psychology Press.
•Turismo de Portugal, IP. (2017). Estratégia Turismo 2027. Lisboa: Turismo de Portugal.
•Turismo de Portugal, IP. (2019). Plano de Ação para o Desenvolvimento do EnoTurismo 2019-2021. Lisboa: Turismo de Portugal