Desenvolvimento e Educação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias têm um caráter teórico-prático. Privilegia-se a pesquisa e discussão dos conteúdos por parte dos alunos com orientação e complemento do professor.

Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades: avaliação contínua, ou avaliação por exame

Avaliação contínua:
A avaliação contínua terá uma componente baseada em trabalhos, individuais e/ou de grupo, e na participação nas aulas, com uma ponderação de 40% e outra componente constituída pela redação de um artigo, individual, com uma ponderação de 60%

Avaliação por exame:
Prova escrita individual – 100.0%
A avaliação por exame consiste na realização de uma prova escrita individual. Os alunos que obtiverem mais de 9,5 pontos serão aprovados no exame. Os alunos que obtiverem pontuação entre 7,5 e 9,4 terão direito a realização de uma prova oral, sendo a nota final correspondente à média das classificações obtidas.

Resultados de Aprendizagem

Compreender e analisar os modelos teóricos e as construções conceptuais relacionados com o desenvolvimento;
Saber analisar problemáticas que se afigurem relevantes para a inteligibilidade do quadro atual do sistema político e económico dominante e refletir sobre as novas pistas; propostas para a (re)conceptualização do desenvolvimento;
Compreender e relacionar os fatores económicos, sociais, ambientais e políticos do desenvolvimento numa perspetiva de sustentabilidade;
Compreender a importância e a relação global-local para o desenvolvimento sustentável;
Saber operacionalizar os conceitos chave tendo em vista a apreensão e o estudo do fenómeno do desenvolvimento às diversas escalas: local, regional, nacional, europeia e global;
Compreender a relação educação-desenvolvimento na dupla vertente da educação enquanto consequência do desenvolvimento e fator do desenvolvimento;
Compreender a importância da educação para um desenvolvimento sustentável local e global.

Programa

1. DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS SOCIAL
1.1 Paradigmas sobre o desenvolvimento
1.2 Desenvolvimento e globalização
1.3 Contraste no desenvolvimento; desigualdades globais
1.4 A emergência de novos conceitos de desenvolvimento
2. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
2.1 Conceito, princípios e dimensões do Desenvolvimento Sustentável
2.1 O desenvolvimento sustentável em várias escalas: do global ao local
2.3 Instrumentos de Política para o Desenvolvimento Sustentável
3. EDUCAÇAO E DESENVOLVIMENTO
3.1 Relação educação – desenvolvimento: perspetiva histórica; perspetiva holística
3.2 Âmbitos da educação-desenvolvimento
3.3 Educação para o desenvolvimento sustentável local e global

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Redação Individual de Artigo - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Amaro R. R. (2017) Desenvolvimento ou pos-desenvolvimento? Des-envolvimento e… noflay. Cad. de Est. Af. n.34. p.75-111CMAD
(W.C.E.D.) (1991). O nosso futuro comum. Lisboa: Meribérica / Liber.
Costa, A. (2012). Desigualdades sociais contemporâneas. Lisboa: Editora Mundos Sociais
Giddens, A. (2002). O mundo na era da globalização. Lisboa: Ed. Presença.
Gomez, J. et al. (2008). Educação e Desenvolvimento Comunitário Local. Porto: Profedições.
Rostow, W. W. (1966). Etapas do desenvolvimento económico. Rio de Janeiro: Zahar Editores.