Desenvolvimento Local

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias têm um caráter teórico-prático. Privilegia-se a pesquisa e discussão dos conteúdos por parte dos alunos com orientação e complemento do professor.

Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades: avaliação contínua, ou avaliação por exame.

Avaliação contínua:
A avaliação contínua terá uma componente baseada em trabalhos, individuais e/ou de grupo, e na participação nas aulas, com uma ponderação de 40% e outra componente constituída pela redação de um artigo, individual, com uma ponderação de 60%

Avaliação por exame:
Prova escrita individual – 100.0%
A avaliação por exame consiste na realização de uma prova escrita individual. Os alunos que obtiverem mais de 9,5 pontos serão aprovados no exame. Os alunos que obtiverem pontuação entre 7,5 e 9,4 terão direito a realização de uma prova oral, sendo a nota final correspondente à média das classificações obtidas.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender as dinâmicas e modelos de desenvolvimento, o conceito e os principais problemas e políticas do desenvolvimento local
2. Compreender e relacionar os fatores económicos, sociais, culturais e ambientais do desenvolvimento numa perspetiva de sustentabilidade
3. Compreender o papel das culturas e identidades locais nos processos de desenvolvimento sustentado de uma comunidade
4. Compreender a importância das respostas locais como contributo para a resolução de problemas globais
5. Identificar e gerir os recursos locais com eficácia e eficiência numa perspetiva de desenvolvimento integrado
6. Conhecer os instrumentos de planeamento e ordenamento do território e gestão dos recursos locais inerentes aos processos de desenvolvimento local sustentável
7. Saber comparar, selecionar e aplicar os diferentes métodos de planeamento estratégico participativo, adequando-os a diferentes situações e contextos.
8. Conhecer as políticas e mecanismos de apoio ao DL em Portugal.

Programa

1 – O DESENVOLVIMENTO LOCAL
1.1 – Modelos de desenvolvimento: do paradigma funcionalista ao paradigma territorialista
1.2 – Conceito, princípios e características gerais do DL
1.3 – Teorias, modelos e práticas do DL
1.4 – A emergência do local e das políticas de DL
2 – RECURSOS, ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL
2.1 – Ambiente e património(s) e identidade(s)
2.2 – Instrumentos de ordenamento e gestão dos recursos locais
2.3 – Do global ao local: O DL face aos processos de globalização; A Agenda 21 Local como instrumento de
implementação do DS à escala local
3. – O DESENVOLVIMENTO LOCAL EM PORTUGAL
3.1 – Estratégias, políticas e atores sociais
3.2 – Iniciativas de Desenvolvimento Local em Portugal
3.3 – Programas e mecanismos de apoios a projetos de Desenvolvimento Local.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Redação de Artigo Científico - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AAVV (2001) Desenvolver (des)envolvendo: Reflexões e pistas para o desenvolvimento Local. Messejana: ESDIME
Amaro R. R. (2017) Desenvolvimento ou pos-desenvolvimento? Des-envolvimento e… noflay. Cad. de Est. Af. n.34. p.75-111
Carvalho, N. (2016) Património natural e construção de identidades locais: o mosaico identitário português e o desenvolvimento local. In Atas do II CIEAD. Leiria. pp. 10-17
Carvalho, N. (2021) Desenvolvimento Local Sustentável nas Áreas Protegidas. In Maria. S.(Org) (2021) O Meio Amb e a Interface dos Sist Soc e Nat 3. P. Grossa. Atena Edit. p.54-66
Reis, P. (2012) Desenvolvimento local: o binómioturismo/áreas rurais nas estratégias de desenvolvimento local. Exedra nº6. p.155-172