Desenvolvimento Pessoal e Social do Adulto e da Pessoa Idosa

O processo de aprendizagem articula aulas teórico-práticas de metodologias ativas e interativas centradas no problema, com enfâse na reflexão crítica dos temas do programa. Através de:
– Método expositivo: de modo a fundamentar conceitos teóricos elementares, novos e complexos que exigem uma abordagem formativa;
– Análise crítica e discussão ativa de artigos científicos;
– Contacto e manuseamento de instrumentos teórico-práticos que promovem a compreensão dos temas propostos;
– Role-playing como técnica pedagógica interativa e colaborativa que desenvolve no estudante a capacidade de reflexão crítica e de auto-reflexão, de interação e a criatividade.
Os estudantes podem optar por avaliação contínua ou por exame. A avaliação por exame consiste num teste escrito (100%). A avaliação contínua consiste em dois momentos de avaliação: 1 provas/teste (60% ) de conhecimento e um apresentação de trabalho de grupo (40%).

1. Reconhecer a emergência da Gerontologia como uma área científica e de aplicação/intervenção;
2. Adquirir e integrar conhecimentos elementares e necessários para uma compreensão global do processo de envelhecimento humano;
3. Identificar e analisar problemas, necessidades e potencialidades no âmbito do desenvolvimento do adulto e pessoa idosa;
4. Compreender a velhice como uma fase de oportunidade de desenvolvimento pessoal, social e familiar;
5. Conhecer e compreender as transformações desenvolvimentais que ocorrem especificamente na idade adulta e na velhice;
6. Conceber, executar e avaliar estratégias adequadas ao desenvolvimento na adultez e na velhice;
7. Desenvolver uma atitude e capacidade de reflexão crítica face aos estereótipos em torno da adultez e velhice, e acerca dos desafios impostos pelo envelhecimento das sociedades.
8. Reconhecer a importância da comunicação e estratégias de eficácia comunicacional no contexto profissional do gerontólogo social.

1. Gerontologia: contextualização da área científica. Tendências demográficas e desafios. Envelhecimento humano: processo de diferenciação e de variabilidade intra-individual. A idade cronológica como critério redutor.
2. Ageism: manifestações e implicações: principais mitos em relação ao envelhecimento.
3. Envelhecimento: alterações pessoais e sociais e respetivas oportunidades de desenvolvimento.
4. Modelos de envelhecimento e de qualidade de vida na velhice.
5. Envelhecimento: sistemas formais e informais de apoio.
6. Desenvolvimento fim da vida: desafios e oportunidades. Revisão e integração da vida. Pessoas idosas e famílias no fim da vida: Finitude e Gerotrancendência. Integridade Familiar.
7. A comunicação no contexto profissional do gerontólogo social: estratégias de eficácia comunicacional. A entrevista: especificidades do adulto idoso: regras e técnicas da condução de entrevista.

Avaliação periódica
  • - Frequência - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Binstock, R., & George, L. (2006). Handbook and aging and the social sciences. San Diego: Academic Press.
Birren, J., & Schaie, W. (2006). Handbook of psychology of aging (6th ed.). UK: Elsevier.
Bond, J., Sheila, P., Dittmann-kohli, & Westerhof, G. (2007). Ageing in society. SAGE.
Carter, B., & McGoldrick, M. (Eds.). (2005). The expanded family life cycle (2nd ed). Needham Heights: Allyn & Bacon.
Kart, C., & Kinney, J. (2001). The realities of aging. An introduction to Gerontology. Boston: Allyn and Bacon.
Paul, C. & Ribeiro, O. (2012). Manual de Gerontologia – Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, Lda.
Nelson, T. (2002). Ageism: Stereotyping and prejudice against older persons. Cambridge: MIT Press.

Rawson, H. (2012). An introduction to gerontology. Australasian Journal on Ageing, 31(4), 268–269. DOI: 10.1111/ajag.12004